Champions League 2014/2015: grupos da primeira fase definidos!

Na última quinta-feira a UEFA realizou o sorteio dos grupos da primeira fase da edição 2014/2015 da Champions League. Num primeiro momento é possível notar um grande equilíbrio entre os times, uma vez que as “forças intermediárias”, tem feito frente aos clubes de maior poder aquisitivo.

É só observarmos que nas duas últimas edições do torneio, os vice-campeões foram times de menor aporte financeiro, respectivamente Borussia Dortmund (campeão 96/97) e Atlético de Madrid. Outro detalhe que afirma que apenas o peso da camisa não garante classificação, é a ausência dos 13 títulos reunidos de Manchester United (3 títulos), Internazionale (3 títulos) e Milan (7 títulos). Dos três só a Inter disputa a Europe League. Por outro lado, o pentacampeão Liverpool está retornando ao torneio após quatro ou cinco temporadas fora.

Não será impossível observarmos nesta temporada fenômenos como aquele visto na última edição do torneio, onde um grupo que reuniu Dortmund, Arsenal e Napoli, viu os três times terminando a primeira fase empatados com 12 pontos (ou quatro vitórias obtidas por cada um).

A classificação de Dortmund e Arsenal foi definida nos critérios de desempate. O Napoli foi o primeiro time desclassificado da primeira fase com 12 pontos, em toda a história da CL. Aurinegros alemães e os gunners inglêses estão novamente num mesmo grupo, exatamente o grupo D.

Grandes embates.

Os grupos que trarão confrontos vistosos são os grupos E e F. O primeiro trás FC Bayern e Manchester City, que também estiveram num mesmo grupo na última edição do torneio. O Bayern surge favorito ao título e o City, atual campeão inglês, apesar do bom elenco e do bom trabalho do técnico Manuel Pellegrini, segue atrás de maior “tarimba” no torneio.

O grupo E é completado pelo russo CSKA e pela italiana Roma, podendo ter nos giallorossi um elemento incômodo brigando pela segunda vaga. A Roma é a atual vice-campeã italiana e fez uma boa temporada passada com baixo investimento.

Já o grupo F trás como super forças o Barcelona e o PSG, ambos com muitas chances de avançar até a final. A diferença entre ambas as equipes é o peso da camisa, a blaugrena tem quatro títulos de CL ao passo que o milionário PSG, nunca venceu o torneio.

No entanto, o time parisiense dotado de gestão árabe, tem um desempenho melhor se comparado por exemplo ao Manchester City, o outro “novo rico”. Nas últimas duas edições da CL o PSG foi eliminado nas quartas de final. Em sua gestão árabe desde 2009, o City só conseguiu avançar ao mata-mata na última temporada e foi eliminado ali mesmo nas oitavas de final, pelo Barcelona.

A nova edição da Champions League tem sua primeira rodada da fase de grupos se iniciando no dia 19/09. Confira todos os grupos:

Grupo A: Atlético de Madrid (Espanha), Juventus (Itália), Olympiacos (Grécia) e Malmö (Suécia)

Grupo B: Real Madrid (Espanha), Basel (Suíça), Liverpool (Inglaterra) e Ludogorets (Bulgária)

Grupo C: Benfica (Portugal), Zenit St. Petesburg (Rússia), Bayer Leverkusen (Alemanha) e Monaco (França)

Grupo D: Arsenal (Inglaterra), Borussia Dortmund (Alemanha), Galatasaray (Turquia) e Anderlecht (Bélgica)

Grupo E: FC Bayern (Alemanha), Manchester City (Inglaterra), CSKA Moskow (Rússia) e Roma (Itália).

Grupo F: Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Ajax (Holanda) e Apoel (Chipre)

Grupo G: Chelsea (Inglaterra), Schalke 04 (Alemanha), Sporting (Portugal) e Maribor (Eslovênia)

Grupo H: FC Porto (Portugal), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Athletic Bilbao (Espanha) e BATE Borisov (Bielorussia)

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top