FC Bayern: pentacampeão da CL!

E a final da Champions League 2012/2013 aconteceu. Entre dois clubes alemães, FC Bayern e Borussia Dortmund em pleno solo britânico de Wembley. Final disputada no último sábado 25 de maio que apresentou um futebol cerebral, plenamente alemão e tipicamente europeu.

No fim das contas o Bayern apresentava um sistema defensivo mais confiável do que o de Real Madrid e, do que o do fisicamente combalido Barcelona. Mas além da sagacidade era necessário talento futebolístico expresso pela técnica de Schweisteiger existencialmente pleno, desde a passagem de Louis Van Gaal pelo clube, transformando-o num low playmaker.

Talento necessário de Arjen Robben que fez o gol da vitória quando a partida estava empatada, aos 44 do segundo tempo. Robben que se livrou a sina de supostamente não ser decisivo. Robben e Schweinsteiger ambos no grupo bávaro, desde a derrota na final CL 2010, além é claro da derrota na final CL passada.

Talento, a expressão lúdica do futebol que faltou ao Borussia Dortmund, que este que vos escreve cravou aqui, desde aquela vitória por 2×1 sobre o Real Madrid ainda na primeira fase, que o clube aurinegro era candidato a pelo menos chegar a final.

Classificou-se em primeiro da fase de grupos, deixou o badalado Manchester City de fora do mata-mata e ainda proporcionou mais quatro gols de Lewandowski na partida de ida das semifinais em cima do…Real Madrid (4×1 para os aurinegros, placar final)! A exceção da final, o Dortmund não teve Mario Götze lesionado, previamente negociado com o Bayern, mas que lamentou a derrota aurinegra nas tribunas de Wembley.

Vitória do futebol alemão, tão impopular no Brasil, mas que chegará ao nosso país em 2014 na condição de franco favorito ao título Mundial. E o condicionamento psicológico do nationalelf preocupava o treinador Joachin Löw desde a temporada passada, quando o Bayern foi derrotado pelo Chelsea às vésperas da EURO.

Isso, tendo em vista que a base da seleção alemã é o próprio Bayern, agora vitorioso. Quatro temporadas, três finais de Champions League, duas finais consecutivas. Na terceira os bávaros obtém seu quinto título europeu. Sehr gut FC Bayern!

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top