O sorteio aconteceu ontem, quinta feira, um dia antes do fim do mundo. Claro que é um pouco cedo para fazer previsões, pois os clubes poderão receber reforços referentes a janela de inverno. Portanto, palpites mesmo só nas vésperas do reinicio da competição. As oitavas de final da CL, só acontecem a partir de fevereiro de 2013!

Galatasaray x Schalke 04
Celtic x Juventus
Milan x Barcelona
Arsenal x FC Bayern
Shakthar x Borussia Dortmund
Real Madrid x Manchester United
Valencia x PSG
Porto x Malaga

A julgar apenas pelo encadeamento dos confrontos, Milan e Barcelona repetem um embate acontecido na CL passada, nas quartas de final onde os blaugrenas saíram vencedores no jogo de volta na Catalunha (3×1). Isso após empate em 0x0 no San Siro, algo na ocasião tido enquanto um milagre pois o Milan não tomou gols do imbatível Barcelona.

O ‘rebuilding Milan’ com certeza fará aquisições durante a janela de transferências, dentre os nomes especulados, Drogba e Balotelli aparecem de forma mais significante. O primeiro pode atuar pela CL pois se vier, virá do futebol chinês. O segundo já foi inscrito pelo eliminado Manchester City.

O Barcelona ainda é o Barcelona, líder de La Liga, porém com seus disciplinados atletas agora se assemelhando a ‘ronins’. ‘Ronin’ era a designação no Japão medieval para samurais que tinham seus mestres mortos. Os discípulos passavam a vagar sem destino, não raro procurando vingar a morte do mestre.

A relação se dá porque Pep Guardiola há um turno já não é treinador do clube e Tito Villanova foi diagnosticado com um nódulo cancerígeno nos últimos dias, já se vê em licença médica. Terá que passar por uma intervenção cirúrgica e o 90 Minutos deseja ao treinador blaugrena toda a sorte do mundo!

Real Madrid e Manchester United demonstram um confronto de equilíbrio pleno. Dois técnicos diferenciados e que se respeitam (Mou e Sir Alex), muita tradição (9 titulos blancos, 3 titulos red devil) e dois elencos inquestionáveis. A partida que mais chama a atenção definitivamente.

O Borussia Dortmund mantém sua condição de favorito ao titulo prometendo uma disputa interessante contra o competitivo Shakhtar. Não se trata de desprezo aos ucranianos, porém o Dortmund se poupa de um confronto contra algum adversário de maior grau de dificuldade. No quesito equilíbrio tático Celtic e Juventus prometem um jogo de xadrez onde a retranca escocesa se deparará com o catenaccio regido por Andrea Pirlo.