Os erros de Rafa Benítez

O Chelsea foi ao Japão jogar o Mundial de Clubes e causou espanto na semifinal contra o mexicano Monterrey. Bateu o adversário por 3×1, com dois gols de Mata e um de Fernando Torres.

Benítez foi enaltecido, postou David Luiz como volante e dispôs um quarteto ofensivo Mata/Oscar/Hazard/Torres, digno que qualquer clube europeu de primeiro nível. Até hoje de manhã, o Chelsea era nitidamente favorito, levando-se em conta o 1×0 aplicado pelo Corinthians em cima do Al Ahly, de forma não lá muito convincente.

Hoje Benítez surpreendeu. Tentou reabilitar o capitão Frank Lampard que voltou de lesão há pouco. E dispôs os blues com Cech, Ivanovic, Cahill, David Luiz e Ashley Cole. Ramires, Lampard, Mata e Hazard. Moses e Fernando Torres. A presença de Victor Moses surpreendeu a maioria dos comentaristas brasileiros.

Mas neste ponto, Benitez NÃO errou. Benítez percebeu que o Corinthians não jogava como um típico time latino-americano. Com um sistema defensivo fechado do alvinegro, era preciso um atacante de força física, algo não reposto pelo Chelsea após a conquista da Champions League. Drogba saiu, Kalou saiu e Malouda treina com o Chelsea B.

Ao postar o capitão Lampard, Oscar deixou o time. Mesmo sem estar na melhor forma, Lampard é mais pesado que Oscar, que é menos experiente que Juan Mata. Lampard era mais apto para um jogo de disposição física. Em entrevista posterior ao jogo, o próprio técnico Tite disse ter percebido a função de lançador de Lampard, responsável pela ‘bola de transição’.

Mata porém, ficou centralizado, perdido entre as duas linhas de 4 jogadores, pouco apareceu e Torres ficava perdido entre Paulo André e Chicão. O camisa 9 não era municiado. O ótimo comentarista Mario Marra da rádio CBN, recortou um dito do próprio Benítez em seu site pessoal, feito no primeiro semestre de 2012, aquele que dizia que Mata não rende centralizado.

Obi Mikel volante de origem atuou contra o Monterrey, mas deu lugar a Ramires. Ramires chegou ao Chelsea por volta de 2009, durante a ‘gestão Carlo Ancelotti’. O técnico italiano inventou Gennaro Gattuso que nos bons tempos saía para o jogo pelo lado direito como Ramires vem fazendo. Mas Ramires nunca foi um marcador como Gattuso. O Chelsea voltou a ficar sem um interditor a frente da defesa.

No primeiro tempo fechado, o Corinthians parecia um time escocês, fechado em 4-4-2 britânico, tendo poucas oportunidades ofensivas e desperdiçando pelo menos três com Emerson Sheik. O Chelsea quase marcou logo no inicio aos 10 minutos, com Cahill onde o goleiro Cassio quase deixa passar a bola por baixo de si. Entre outras coisas o goleiro do Corinthians foi o nome do jogo.

No segundo tempo o Corinthians voltou melhor, demonstrando confiança a partir dos primeiros 15 minutos da segunda etapa. Na realidade, o Corinthians encolhia o Chelsea em seu campo de defesa detendo a posse de bola. Em lance de contra ataque aos 24 minutos Danilo chuta a bola que desvia em Cech que havia se adiantado.

Três defensores blues observam de dentro do gol, a bola cabeceada por Paolo Guerreiro,  entrar. Guerreiro, o atacante mais experiente e decisivo do elenco alvinegro. E Danilo que iniciou a jogada, no segundo tempo foi deslocado pela esquerda, por ordem de Tite que também assumiu a modificação em entrevista pós jogo.

Na esquerda, exatamente nas costas de Ramires começou a jogada do gol alvinegro. Corinthians 1×0 Chelsea. Com passagem pelo FC Bayern, o peruano Guerreiro chegou a enfrentar o Chelsea por volta de 2004, segundo o citado jornalista Mario Marra.

Moses achava jogo pela direita, geralmente nas costas de Fabio Santos, mas saiu para a entrada de Oscar. Talvez Oscar devesse ter entrado no lugar de Torres. Mata iria para a direita e Moses ficaria fixo na área. Após o gol, o Chelsea não conseguia mais jogar, teve Cahill expulso e teve um gol de Torres anulado por impedimento, para além dos quarenta minutos.

Benítez errou. O Corinthians jogava como um time escocês, valendo lembrar que há alguns meses, o Celtic bateu o Barcelona pela Champions League, ostentando 20, 30% de posse de bola. E o Corinthians é campeão Mundial de Clubes de 2012.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top