A questão Breno

O zagueiro Breno surgiu no São Paulo Futebol Clube por volta de 2007. O time era treinado por Muricy Ramalho e dispunha de defensores valorizados, uma vez que a equipe se consolidou num 3-5-2.

O ‘defensivismo’ eficiente foi a marca registrada daquela ‘gestão Muricy’ no Morumbi, lembrando que o técnico treinou o clube por volta de 1996 ainda como interino de Telê, que sairia. Breno foi uma grata revelação do Brasileiro 2007, em que o SPFC sagrou-se bi-campeão consecutivo, quinto titulo do torneio em sua galeria de conquistas. O zagueiro, então com 17 anos atuou ao lado de Alex Silva e Miranda na linha defensiva.

Isso foi um pouco antes da deflagração da crise econômica mundial, que se deu pelo fim de 2008. O SPFC tinha muitos atletas fixados com altos valores de multas rescisórias e/ou outros pelos quais sua diretoria imaginava receber bons rendimentos.

Praticamente nenhum deu grande lucro, Richarlyson por exemplo, extremamente valorizado entre 2006 e 2008 tinha uma multa em torno de 30 milhões de dólares. Saiu de graça para o Atlético MG ao fim do contrato. Por precaução, o SPFC que já sofria com ‘rapinagens’ de empresários rodeando os atletas de sua divisão de base (caso Oscar, um dos mais significativos), fixou na época uma multa de 20 milhões de dólares por Breno.

Ninguém em sã consciência daria esse valor por um zagueiro que havia ‘aparecido ontem’. O FC Bayern porém mandou emissários rodearem atleta e seu pai que se viram irredutíveis. Breno queria sair e foi a primeira vez que vi Juvenal Juvêncio torcer a cara para uma cifra tão alta.

O tempo passou. O FC Bayern dispensou Lucio e Demichelis envelhecidíssimos. Breno foi sendo lançado aos poucos e protagonizou de forma patética, por exemplo aquele Barcelona 4×0 Bayern no Camp Nou pelas quartas de final da Champions League 2008/2009 em que os blaugrenas sairiam campeões. O mais grave foi apontado pelo site Trivela na época da última EURO.

Com o bom desempenho do nationalelf alemão, o site deu destaque para o defensor Mats Hummels, titular da seleção alemã. Hummels é filho de Hermann Hummels (ex-jogador) que trabalhava no clube bávaro. Buscando espaço, Hummels filho pediu para ser negociado. Acabou no Borussia Dortmund em onde, a partir de 2008 tornou-se ídolo, bi-campeão da Bundesliga alemã e titular do nationalelf.

Breno despirocou. Ateou fogo na própria residência e até o anuncio do SPFC em repatria-lo se via cumprindo sentença de 3 anos numa penitenciaria alemã pelo ato incendiário. Mais um exemplo do porque de jogadores brasileiros estarem tão desvalorizados na Europa nos dias atuais.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top