Dos grandes da Europa, o que esperar?

A janela de transferências se encerrou hoje. Tentarei nos próximos dias fazer uma projeção dos grandes clubes europeus que acompanho. Não sei se conseguirei escrever sobre todos que planejo mas vamos lá:

AC Milan: lucrou quase 70 milhões de Euros mais aquilo que não gastará por não ter mais que pagar os salários de Thiago Silva e Zlatan Ibrahimović. Ambos foram comprados pelo PSG num momento já reverberado neste blog tanto por mim quanto pelo editor dele. Olhando os nomes do elenco temos o Milan de fato em ‘rebuilding’ como o próprio editor deste blog descreveu pra mim numa conversa privada pelo Facebook. Com os dois que se foram, havia esperança de avanço no mata-mata da Champions League algo que o clube heptacampeão não vence desde 2007.

Enquanto T. Silva saía, as redes sociais oficiais do rossonero mostravam a cara do zagueiro Francesco Arcebi vindo do Chievo. Outro discretissimo, Kevin Constant meia francês aparecia entre os jogadores da temporada no site oficial, este vindo da Genoa. Bakaye Traoré e Riccardo Montolivo já haviam sido anunciados. Pouco depois confirmou-se o empréstimo do colombiano Cristian Zapata que estava no Villarreal mas já atuou na Série A pela Udinese.

Com Arcebi e Zapata a lacuna entre os zagueiros de defesa deixada por T. Silva se preencheu numericamente.

A incógnita Kaká.

O torcedor rossonero habituado com a cara feia e o nariz grande de Ibrah tem que tolerar o sorriso amarelo que Robinho abre a cada gol que perde debaixo da meta adversária. Cassano foi trocado com a Internazionale por Gianpaolo Pazzini e Alexandre Pato se lesionou dias antes da Série A começar. Assim o Milan estreou na competição domingo passado e perdeu de 1×0 para a Sampdoria que retorna da Série B.

A Pato e a Prince Boateng, Massimiliano Allegri direcionou a responsabilidade em declaração feita semanas antes da estréia. Boateng recebeu a camisa 10 que pertencia a Seedorf, porém este que vos escreve se pergunta se não é responsabilidade demasiada para um meia que se lesiona por excesso de atividade sexual.

Boateng precisa encontrar regularidade, lampejos assombrosos dele a torcida do Milan já viu, como nos quatro chutes a gol que culminaram em 3 finalizações corretas empatando um jogo que a Lecce vencia por 3×0 no primeiro turno da Série A passada. Naquela ocasião, Yepes fez o gol da virada (!!!) e o Milan venceu por 4×3.

Ah sim, e Kaká? Este entrou em campo pelo Real Madrid a coisa de três, quatro semanas, exatamente no decorrer de um amistoso contra o Milan em New York e deu três passes para os 5 gols blancos da goleada por 5×1. Depois daquela partida Adriano Galliani não demonstrava grandes expectativas num retorno do meia algo que pareceu mudar nestes dias finais da janela de contratações.

Sites brasileiros reverberaram a matéria do jornal espanhol El Pais que revelou o mal estar entre Kaká e José Mourinho nos bastidores merengues. O jornal descreveu que Mourinho foi frontal junto a Kaká dizendo que o brasileiro atrapalha seu projeto. O pai e representante de Kaká Bosco Leite, teria dito a ‘Mou’ que o filho perturba o projeto de seu empresário que também gerencia a carreira dos atletas lusitanos do clube (C. Ronaldo entre eles).

Mourinho diz que só liberaria Kaká por empréstimo para o futebol brasileiro ou para a MLS, objetivos refutados pelo meia que prefere cumprir seu contrato em Madrid a ter estes destinos. Como bem observou o blog do site Trivela, Kaká seguia treinando com um sorriso estampado no rosto, o que deve irritar tremendamente o cinzento José Mourinho queridíssimo no reduto neroazzuli de Appiano Gentile.

Kaká deixara claro que só sai de Madrid para voltar ao Milan. Mesquinharia lusitano/neroazzuli? Paralelamente a isso, a piada maior foi a abordagem do rossonero a Zé Eduardo (ex-Santos) que estava na Genoa. Zé Love foi solicitado para teste e recusou argumentando que um campeão da Libertadores e bi-campeão paulista não precisa de ‘teste’. No fim do último dia da janela, acabou no Siena.

A janela fechou e muitos especulavam que a camisa 22 que um dia foi de Kaká estaria reservada para seu retorno. A mesma acabou com o catalão Bojan Krkić cujo empréstimo o Milan fechou junto a Roma. Galliani prometeu um atacante campeão e Bojan condiz com a sina, campeão da CL 2009 e 2011 junto ao grupo do Barcelona!

No penúltimo dia da janela o Milan acertou também a contratação do volante holandês Nigel De Jong que estava no Manchester City. De Jong que ficou negativamente marcado pela entrada brutal em Xabi Alonso na final do Mundial de 2010 entre Espanha 1×0 Holanda. Travas levantadas a parte, um reforço funcional para o meio de campo rossonero que perdeu Gattuso e Van Bommel.

No amistoso disputado na última data Fifa entre Inglaterra 2×1 Itália, o técnico Cesare Prandelli lançou mão de muitos jovens entre eles o citado Arcebi e o atacante ítalo-egipcio Stephen El Shaarawy que também pertence ao Milan.

Palpite deste que vos escreve: uma boa campanha na Série A será muito e o sorteio da fase de grupos da CL favoreceu e muito o Milan que se vê no grupo C acompanhado de Zenit, Anderlecht e Málaga. Chegar as oitavas não é impossível. No incio da temporada 2006/2007, o Milan que então perdia Shevchenko para o Chelsea foi ao Real Madrid que já tinha interesse em Kaká, perguntar sobre Ronaldo.

Ronaldo valia menos de 10 milhões de Euros após o fiasco no Mundial de 2006 e os madridistas disseram que dariam o ‘fenômeno’ mais Cassano caso o Milan cedesse Kaká. Adriano Galliani virou as costas e foi embora. Na janela de inverno retornou e encontrou Ronaldo ainda mais desvalorizado que saiu a algo em torno de 5 milhões de Euros, se não me falhe a memória.

O ‘fenômeno’ deu o gás necessário para o Milan se manter na zona de classificação da CL daquela Série A vencida pela Inter de Ibrahimović. Apenas não atuou pela CL por ter sido inscrito pelo Real Madrid. E o Milan acabou campeão da CL no melhor momento da carreira de Kaká. Se o Milan levar Kaká a preço módico em janeiro…vc leu primeiro aqui!

Saíram: Ibrahimović, Thiago Silva, Aquilani, Nesta, Seedorf, Gattuso, Inzaghi. Chegaram: Gabriel, Arcebi, Traoré, Kevin Constant, Montolivo, Cristian Zapata, De Jong e Bojan.

Na próxima atualização (se eu conseguir): Internazionale.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top