Dos grandes da Europa, o que esperar? (parte II):

Internazionale: outrora colecionador de monólitos, o mandatário Massimo Moratti tem surpreendido. A Inter não consegue nada desde a partida de José Mourinho na metade de 2010. De lá para cá dançaram vários técnicos e o jovem Andrea Stramaccioni se firmou ao findar desta última temporada.

A Inter já tinha se livrado do decadente zagueiro Lúcio (que foi para a Juventus) e da aquisição pouco compreendida Diego Forlán (que veio para o Inter/RS). Nos últimos dias da janela Julio César e Maicon foram para Premier League para QPR e Manchester City respectivamente. O pensamento de eliminar os altos salários não é tão diferente do rival Milan.

Por outro lado Cassano foi trocado por Pazzini com o Milan, e o primeiro mesmo que tenha feito uma boa EURO já se qualifica enquanto um nome em declínio devido a idade que avança (e um AVC sofrido). A Inter jogou as preliminares da UEFA Europe League e o destaque, diga-se de passagem, desde a vitória sobre Juve e Milan no troféu Tim (torneio de pré-temporada) tem sido…Philipe Coutinho!

Coutinho retornou do empréstimo junto ao Espanyol de Barcelona, recebeu a camisa 7 e a confiança de Andrea Stramaccioni.

Nenhuma contratação bombástica foi feita em Appiano Gentile. Resta saber que jovens jogadores e novas aquisições (o bom goleiro Handanovic ex-Udinese entre estas) irão se solidificar. Na visão deste que vos escreve, tudo desandou para a Inter no segundo turno da última temporada quando Thiago Motta foi negociado com o PSG.

Motta saiu e o sistema defensivo neroazzuli virou uma peneira que sofreu, se não me falhe a memória, 8 gols em duas partidas seguidas. 4 num empate em 4×4 com o Palermo onde o campo parecia uma pista de hockey devido a neve. E outros 4 sofridos numa goleada contra a Roma. O então treinador Cláudio Ranieri caiu e Stramaccioni reabilitou o time que se impôs diante do rival Milan na penúltima rodada da última Série A.

O rossonero ainda brigava matematicamente pelo titulo mas foi goleado pela Inter por 4×2. Há valores interessantes no elenco interista como Cambiasso, Sneijder e Diego Milito, ainda que bastante envelhecidos. Para o posto de interditor a frente da defesa, espera-se que Guarín adquirido em definitivo junto ao Porto ou Gargano (vindo do Napoli) correspondam às expectativas!

Palpite desde que vos escreve: a Inter não tem nada a perder e precisa recuperar o espaço ocupado nas últimas 2 temporadas por Udinese, Lazio e principalmente Napoli na parte da tabela que dá vagas para a Champions League. Europe League? Por que não? O neroazzuli estreou na Série A com vitória na semana passada e neste domingo enfrenta a Roma num bom clássico a ser assistido!

Saíram: Lucio, Forlán, Julio César, Maicon, Pazzini. Chegaram: Handanovic, Juan,  Gargano,  Silvestre,  Alvaro Pereira, Rodrigo Palacio, Cassano.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top