EURO 2012: Espanha bi-campeã!

Espanha x Itália fizeram em Kiev (Ucrânia) a final da EURO 2012. Sem muitas delongas, a fúria finalmente realizou aquilo que dela se esperava nesta competição. Utilizou-se de seu futebol envolvente desde o início da partida, proporcionando à azzurra aquilo que a própria azzurra fez com a Alemanha na semifinal.

A partida foi praticamente definida no primeiro tempo. Aos 13 min Fabregas recebe pelo lado direito da defesa italiana e cruza para trás onde David Silva completa de cabeça. Pouco depois o técnico Cesare Prandelli é obrigado a fazer a primeira substituição.

Chiellini sente lesão e tem Balzaretti entrando em seu lugar para compor o lado esquerdo da defesa italiana. A posse de bola espanhola era visível mas a Itália buscava jogo com Cassano e Balotelli. Aos 41 min, Xavi executa um ótimo passe para Jordi Alba que entrava em velocidade pelo lado esquerdo. Espanha 2×0 Itália.

No segundo tempo Prandelli lança o time a frente e saca Cassano para a entrada do rápido Di Natale que concedeu alguma movimentação ao ataque italiano. A nova disposição da azzurra se completaria com Montolivo saindo para a entrada do ítalo brasileiro Thiago Motta.

O jogo parecia se equilibrar mas minutos depois Motta sente lesão muscular deixando o campo e a Itália com apenas 10 em campo pois as três substituições já haviam sido feitas. O aclamado Fàbregas sai e Fernando Torres vem a campo para anotar o terceiro gol aos 39 min tornando-se artilheiro da EURO 2012 com quatro gols.

Quatro minutos depois Juan Mata substitui Iniesta. Mata faz o quarto gol. Espanha 4×0 Itália. A Espanha se torna a primeira bi-campeã consecutiva da EURO, totalizando três títulos desta competição.

Em detrimento da acusação de praticantes de um ‘jogo feio’ mesmo mantendo um numero absurdo de posse de bola, este que vos escreve parabeniza os espanhóis. Na final fizeram o que aqueles que os observam desde 2008 gostariam de ver.

Uma das gerações mais talentosas do futebol europeu de todos os tempos. David Silva ofuscou seu companheiro de Manchester City, Mario Balotelli, compreensivelmente o centro das atenções nos dias após a semifinal vencida contra a Alemanha.

Silva sem dúvida foi o atacante mais discreto e mais regular dentre os homens de frente do City campeão inglês 2011/2012. De longe o menos badalado da concentração dos citzens povoada de jogadores de ataque. Se Xavi já sente o crepúsculo, Cesc Fàbregas pode agora ostentar o respeito de líder tanto da Espanha quanto do Barcelona.

O gol da classificação na primeira fase contra a Croácia saiu de seus pés, minutos depois de ter entrado ao fim do segundo tempo. Na final Cesc deu a Silva a assistência para o primeiro gol. Como diria Eduardo Galeano, é como se catalães carregassem deuses dentro de si. E Iniesta foi comparado a Zidane pelo próprio Zizou ídolo eterno do Santiago Bernabeu.

Errata:

– Este que vos escreve acreditou piamente que haveria uma disputa de terceiro lugar no sábado, algo que não aconteceu e nem estava previsto na tabela oficial da EURO. Pedimos desculpas pela gafe.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top