Rápidas do Italiano

Talvez não seja o torneio com melhor nível técnico da Europa, mas claramente o futebol italiano recuperou parte de sua força ao ter Milan e Juve novamente “funcionais” após anos alijados pelo escândalo de 2006. Talvez a notícia seja ruim para os interistas, mas para o torneio como um todo, certamente não o é. Quem assistiu a semifinal da Copa Itália na semana passada viu um belo jogo entre um bom Milan e uma Juventus muito interessante. Para o campeonato, uma vez que a Itália está fora da Europa (sim, o Barcelona vai vencer o Milan), o final promete ser emocionante. E seguem algumas observações.

– O Milan não tem, ao contrário do que se diz, um elenco com individualidades melhores que a Juventus. A diferença se chama Ibrahimovic. Para cada Thiago Silva no Milan, há um Buffon na Juventus. O elenco do Milan é melhor, mas o time titular da Juve é melhor do que o do Milan). Se os atuais campeões, tivessem podido, contudo, ter o elenco à disposição durante todo o torneio, teriam pelo menos 10 pontos de vantagem porque a Juve cai muito quando precisa mudar a escalação – falta um homem gol para jogar ao lado do excelente Vucinic. O problema do MIlan é extracampo: sua preparação física é digna de Campeonato Mineiro. Desde a quinta rodada o Milan não tem menos que oito contundidos (chegou a ter 13). Estar na liderança com tal handicap é quase um milagre.

– O problema que o Milan terá é Ibrahimovic. Está claro que ele vai deixar o clube e já dá todos os sinais disso. Ele deve voltar a trabalhar com José Mourinho, mas não de branco, e sim de azul. Mourinho, com quase toda certeza, deve retornar ao Chelsea (o português se comunica com Abramovich quase todos os dias) e é praticamente certo que ele quer ter o sueco. Haja visto que Ibra não fica mais de dois anos num clube (ou quase isso), e já deu três chiliques na mídia nas últimas três semanas, sua saída é quase certa. Ao menos o Milan estará em condição de reaver o dinheiro que pagou ao Barça, tendo embolsado dois Italianos que foram 80% com a assinatura do insuportável craque.

– Capítulo Napoli: na semana passada, Luciano Moggi disse a uma rádio italiana que falta ao Napoli “alguém como Pirlo”. Como bem observou meu colega André Carbone, Pirlo faz falta a todos os times do mundo, exceto à Juventus. O que falta ao Napoli é praticamente tudo, excetuando-se Cavani e Hamsik. Os campanos têm uma defesa risível de fora a fora, não têm um armador digno do nome e têm um jogador sobrevalorizado no companheiro de Cavani, o argentino Lavezzi. Além disso, têm um treinador mediano. Inler e Hamsik fazem uma dupla de medianos espetacular, mas o eslovaco mais adiante passa a ser um jogador mais comum. Se o Napoli quer mesmo disputar as coisas além das manchetes dos jornais da região, precisa comprar toda uma defesa (incluindo os reservas) e um armador que jogue à frente de Hamsik e Inler. Isso, e pelo menos mais um atacante. Coisa de €100 milhões.

– Quem está fazendo isso é a Roma. Para aprender a viver como time, a equipe da capital trouxe uma série de jogadores muito interessantes em perspectiva (Pjanic, Bojan, Nego, Borni, Lamela) e um técnico que quer trabalhar na construção de um time. Visivelmente a Roma é um canteiro de obras, ainda vivendo com o fantasma de Totti e uma década passada, mas aparentemente segurando as pontas de resultados que não acontecerão neste ano nem no próximo. Luis Enrique me surpreendeu ao ter pulso de peitar as romanices do clube e a direção idem, ao manter o técnico. É um caminho de quem realmente quer construir algo para o futuro. Exatamente o contrário…

– …da Inter. O time nerazzurro é um fantasma maltrapilho do campeão europeu de dois anos atrás. José Mourinho é um técnico excepcional, mas atrás de si, sempre deixa terra arrasada, por uma série de fatores e Claudio Ranieri está vivendo isso na pele. Tem um elenco desmotivado (Sneijder, Pazzini), que jogou muito mais do que podia nas mãos de Mourinho (Maicon, Stankovic, Milito), com idade média avançada (Javier Zanetti, Lúcio, Samuel) e líderes que não têm mais condição técnica de assegurarem suas vagas num time que quer disputar títulos. Assim como eu tinha afirmado pouco depois da conquista histórica de Madri, a saída ainda continua sendo uma reformulação radical. Dos vencedores da LC, é difícil apontar quem poderia ficar – nem tanto por condição técnica, mas pela dificuldade de imaginar um Sneijder ou um Maicon novamente animados em atuar no clube. Fala-se em André Villas Boas e seria uma excepcional escolha, até porque, tendo herdado um vespeiro de Mourinho no Chelsea, ele certamente não deixaria pedra sobre pedra na reconstrução do time. Até que isso aconteça, o deja vu de frustrações continuará.

Anteriores

Saída de Teixeira mudará os nomes, mas não os fatos

Próximo

Derrota do Barça é triste, mas não muda nada

11 Comments

  1. Cassiano Gobbet

    Ibra é craque. Só que amarela na hora da decisão. Mas com Mourinho e no Chelsea, os dois finalmente podem dar a LC ao Chelsea…abs

  2. Cassiano Gobbet

    Eu não estou mascarando insucesso nenhum, Boni.Nunca um treinador brasileiro foi campeão em três competições oficiais na Europa em seu primeiro ano de carreira. Aliás, vc conta os títulos de treinadores brasileiros na Europa nos dedos de uma mão. O Abramovich, por acaso, concorda comigo, e no dia da demissão do Villas Boas, foi a Cobham e deu a maior comida no elenco desde que comprou o clube por eles terem fritado o Villas Boas. O Felipão, por acaso, deixou o Chelsea com o Mineiro. As contratações do Villas Boas estão voando baixo. Abraços.

  3. Cantado a pedra acerca da Juve vc havia feito desde os rumores acerca de Aguero que não veio e como vc previu trouxeram Vucinic em seu lugar (outrora o único que realmente jogava algo na Roma do decrépito Totti). O que vc descreveu sobre o bianconneri eu havia percebido numa ocasião em que foram obrigados a atuar em 3-5-2 sem Vidal como ‘interditor’ (um termo gobbetiano). Não me lembro quem era o adversário. Só confirmou meu insight. Hum…Mou e Zlatan no Chelsea…chute minha canela depois…hahahaha. Sou fã de ambos, vc sabe!!! Abs!

  4. bonidossantos

    Villas-Boas é uma criação do establishment do futebol português e não adianta mascarar o insucesso dele no Chelsea. Ele é demasiado jovem pra ser treinador e foi incompetente na gestão do grupo. Se fosse um treinador brasileiro vc meteria o pau! Felipão deixou o Chelsea lá em cima na tabela e jogando sem Drogba.

  5. Cassiano Gobbet

    Acho que passam Real, Barça, Chelsea e Bayer, Seco. Abs

  6. Cassiano Gobbet

    Daniel, a Juve empata demais pq nao tem um homem gol. Mas o time é melhor montado do que o MIlan. Ibra é um cracaço que amarela na hora H (e deve amarelar contra o Barça de novo). O Napoli é um time pequeno (não o clube), exceção feita a Cavani e a Inter voltou a ser a velha Inter de Moratti: um grande caos paternalista onde todo mundo manda e ninguém obedece. abs

  7. Eu Til

    Cassiano, e aí tudo bem? Senti falta dos seus posts bem lançados sobre o Calcio…

    Bom, vou dar alguns pitacos sobre o Calcio:

    Começando pela Velha Senhora: é impressionante como a Juve empata demais… corre o risco de terminar em vice campeã sem perder, algo até certo ponto estranho… o Que vc acha disso? Mas acho que a Juve está no caminho certo, com estádio próprio que vira um caldeirão e com bons jogadores, com destaque para vucinic, na minha opinião o melhor deles. Aliás, é impressionante com a ex-Iugoslávia ainda tem grandes craques naquelas terras… Acho que a Juve virá fortissima para a UCL ano que vem…

    Quanto ao Milan, é um time eficiente, mas não encanta. Ibrahimovic é cracaço de bola, impressionante como tem um repertório de belas jogadas, mas de inventivo tem somente ele. Os outros são operários que se esforçam, mas não são craques. Faço destaque para Robinho, que vem jogando bem e de forma altruísta, isso é muito bom para ele. Lamentável o Pato, o cara se machuca toda hora… Mas ainda acho que o Milan será campeão.

    Em relação ao Napoli, gosto bastante de vê-lo jogar. A partida contra a Udinese foi emocionante, Cavani é um grande craque. Também acho Lavezzi bom e Dzemaili vem se mostrando um bom meia. Só Hamsik que ainda está devendo. Vou torcer para o Napoli pegar a terceira vaga da UCL, ainda acho isso possível com a força da torcida em San Paolo.

    E quanto À Inter, que pena… estou triste com essa campanha ridícula nerazurri. Pelo menos demitiram o Ranieri, já é um ótimo começo. Mas não queria Vilas boas, não acho ele experiente para tanto. Acho que para a Inter, o ideal seria a volta de mestre Mourinho, apesar de achar que ele ainda permanece no Real. Uma boa opção talvez fosse pegar o Edy Reja da Lazio, o que acha? Ou como segunda opção trazer o Guidolin da Udinese. E quanto aos jogadores, a reformulação tem que ser urgente. o elenco está muito envelhecido, é preciso trazer caras novos e motivados para vencer. Quem sabe moratti pense assim e reformule melhor o elenco para a próxima temporada…

    Abraço, continue postando aqui no site…

  8. gilsonrodrigues

    Rápidos pitacos… O nível dos campeonatos (Series A e B) vem melhorando bastante. Ainda está um pouco longe do gold standard atual, que é a liga espanhola, mas tudo está andando mais rápido do que imaginava um tempo atrás.

    No Milan, o problema é o Ibrahimović. Quando o sueco não esteve em campo o futebol mostrado foi bem melhor. Sem ele, todo mundo consegue se sobressair, pois ninguém precisa ficar correndo para abrir espaços para o cara. Se ele for mesmo para o Chelsea e em seu lugar chegar Carlitos Tévez…

    O fato concreto é que alguém precisa resgatar o argentino da Inglaterra urgentemente. Vai, Galliani!

    E é preciso render homenagens – muitas! – ao Allegri. No ano passado criticava o cara pela insistência com que defendia algumas de suas (equivocadas) ideias. Mas tenho que dizer que o cara vem melhorando. Até ofereceu uma pequena aula ao Wenger outro dia. Ok, isso não é nada para se gabar tanto assim, pois o Ranieri, quando estava no Chelsea, também fez algo similar na CL 03/04.

    No Napoli, creio que em qualquer posição o Hamsik não jogará aquilo que alguns imaginam que ele joga. Até hoje ergo as mãos aos céus quando penso que quase o cara foi parar em Milanello.

    Essa ideia parece ter sido esquecida.

    E na temporada passada escrevi aqui que eles precisavam urgentemente de zagueiros. A coisa de lá para cá incrivelmente piorou.

    Para finalizar, enquanto Luis Enrique não acertar a zaga da Roma – que apresenta ruas (J. Angel), avenidas (Rosi), marginais (Heinze) e estradas (Kjær) – a coisa não vai andar na equipe da capital.

  9. Cassiano, fiquei um tanto surpreso ao ler sobre a “quase certa” volta de Mourinho ao Chelsea. Está claro que ele detesta o ambiente de trabalho em Madrid, pela primeira vez não conseguiu unir um grupo contra os inimigos externos, reais ou imaginários, devido à resistência dos espanhóis do elenco, vive às turras com a imprensa da capital, além é claro de ter no Barça um adversário formidável; apesar disso, você acha mesmo que ele voltará ao Chelsea para um trabalho de reconstrução do elenco, provavelmente fora da UCL e com o Financial Fair Play batendo às portas?

  10. pauloskora

    Concordo contigo. Com exceção ao Lavezzi. Ele não é um craque, mas tem uma incrível raça, guardadas as devidas proporções se assemelha muito ao estilo do Tévez. O Napoli este ano contratou muito, mas algumas contratações não vingaram, principalmente na defesa (o Aronica não dá), tanto o Fede Fernandez como o Britos não disseram por que vieram. Mas acredito que contratando mais um zagueiro e um meia de ligação o clube possa brigar pelo título com o Milan e o Juventus na temporada que vem. Dá gosto assistir o estilo kamikaze dos parteponei.
    Impressionante como o Ibra se sobressai no campeonato italiano. O cara joga muito, hoje é o melhor jogador do mundo fora da Espanha. Não sei se terá sucesso no Chelsea, acredito que não, por que é muito vaidoso e para brilhar o time tem jogar para ele.
    Sem ele o Milan cairá muito, apesar do crescimento do Prince, Emanuelson e Muntari, se o Ibra, vai faltar um cara decisivo lá na frente.
    Torço pelo Milan contra o Barcelona, apesar de que a eliminação do Napoli deixou a LC sem graça este ano.

  11. Quais são suas apostas pros jogos da champions dessa semana?
    Abs

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Top