Luis Enrosco

Luis Enrique deveria ter pensado duas vezes antes de aceitar sair de Barcelona. Não só ele tinha um ambiente que o protegia lá, como não tinha um clube médio com ambição de grande no qual um único jogador serve de eixo há mais de uma década. A desclassificação da Roma na Europa League certamente tem responsabilidade do técnico espanhol, mas é absolutamente compreensível e até esperada num time que está se redesenhando. A equação ambicão+Totti pode ser fatal para Luis Enrique, que se arrumou um belo problema.

Por mais talento que tenha, Totti hoje é um jogador com capacidade física de jogar bem cerca de 15-20 partidas por ano. Desde seu apogeu na Roma capelliana, o capitão e maior nome da história do clube jamais foi um jogador de grupo. Ele sempre foi o grupo. Nessa sua postura de Luis XIV de Trigoria, Totti não aceita o banco e tampouco aceita jogar em esquemas que não dêem ele a liberdade da qual ele tanto gosta. Quando Luis Enrique acha que pode substituí-lo por Okaka (e aqui, tudo bem, de fato Luis Enrique não pode susbtituir ninguém por Okaka) sem ver o Coliseu vir abaixo, está pronto o desarranjo.

Luis Enrique vai começar o campeonato sob pressão e com Totti trabalhando contra ele. Aconteceu exatamente a mesma coisa com Spaletti e Ranieri, quando os dois tentaram “descansar” Totti com mais frequencia. É muito difícil que a situação se reverta e que a Roma consiga engrenar, mas essa é a única chance de Luis Enrique se manter no cargo até maio. Uma vez estabelecida a antipatia com o capitão e dono da Roma, o espanhol agora não pode nem mesmo tentar recolocá-lo no espaço dos insubstituíveis. A primeira missão da nova gerência será saber se quer bancar a Roma ou se quer bancar o capitão. Sem a intervenção dos dirigentes, Luis Enrique acabará nocauteado como no famoso jogo entre Espanha e Itália em 1994, quando o lateral Tassotti (hoje assistemte de Allegri no Milan), arrancou-lhe meia dúzia de dentes com uma cotovelada.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top