Blogueiro baleado no RJ

Depois do post de ontem sobre a atividade do Blog do Paulinho, hoje escrevo para noticiar a tragédia anunciada da tentativa de assassinato do jornalista e blogueiro Ricardo Gama, baleado no Rio. A imprensa no Brasil com liberdade é, cada vez mais, aquela para quem aceita jogar o jogo do poder. Censura e ditadura não são só as iniciadas por golpes políticos. Elas nem sempre são óbvias. Só há liberdade de imprensa se ela for total e para todos. Não há meio termo.

Anteriores

Uma reflexão

Próximo

Boa sacada

7 Comments

  1. Cassiano Gobbet

    Não vejo problema em defender um lado ou outro (aliás, é até melhor do que fingir que faz jornalismo imparcial). O ponto é não esclarecer que interesses o meio defende. Por exemplo: a Globo tem todo direito de defender seus interesses na compra do Brasileiro. O que ela não tem direito é de se aliar ao Ricardo Teixeira para impedir CPIs nem de proibir seus jornalistas de criticar a Copa no Brasil sem assumir isso. O problema não é você ter uma atitude mesquinha: o problema é você fingir que não toma. abs

    PS: Zé, use um e-mail de verdade ao se registrar.

  2. Cassiano Gobbet

    Michel, liberdade de imprensa não passa a existir por causa da ausência de um órgão de repressão. No Brasil, você publica o que quiser, mas por causa do desequilíbrio de forças (que não existe nessa medida em nenhum regime democrático do mundo), as coisas só ficam públicas se forem divulgadas por alguns meios. Isso é cartel e é exatamente por isso, por exemplo, que a justiça britânica proibiu a News Corp de comprar todo o futebol inglês com exclusividade. Em outras palavras, a liberdade aqui é uma liberdade “algemada”. Abs

  3. Raphael

    Hoje você tem 2 tipos de imprensa: as que são pró e contra governo, e os 2 lados não escondem isso. E quem fica no meio, acaba sendo alvo de “balas perdidas”.

    Aqui no Rio acabou se formando uma tríplice aliança governista, com Cabral e Paes sendo um dos maiores puxa-sacos do governo, em troca de apoios e incentivos. A população achou que essa era a solução depois dos 8 anos de isolamento do governo Garotinho. E se você for contra a tríplice, está em sérios problemas.

  4. Michel, o problema do Brasil não é liberdade de imprensa. O Estadão se faz de salame ao dizer que está a ‘x’ dias sob censura – mas pelo menos vestiu a carapuça pró-Serra em editorial, defendendo a candidatura do tucano. Melhor do que a V**a, cujos colunistas obrigam a Abril a custear um exército de advogados por conta de seu pseudo-jornalismo. A Carta Capital, mudando de lado, é sabidamente pró-Lula e Dilma, recebe dinheiro público – mas possui um mínimo de moral e bom senso ao investigar falcatruas tucanas. Pisa na bola ao minimizar casos como o da Erenice Guerra e ao inflar estatísticas relacionadas aos últimos oito anos.

  5. No geral, não acho que existe um real problema de liberdade de imprensa no Brasil. Não do jeito que parte da mídia quis oportunamente colocar antes da eleição quando disseram que o governo federal queria interferir no que era publicado, mas não tocaram nas demissões ordenadas (ou sugeridas) pela cúpula do PSDB.
    No entanto, Ricardo Gama mexeu com bandidos. E, como se sabe, bandidos atiram.
    Fico feliz que seu quadro seja estável.

    Abraços.

  6. Boni dos Santos

    off topic arrastão italiano

    pelo jeito vem aí um arrastão vindo da Italia: Leandro Damião vem sendo observado por gente ligada a Inter e Juve. Ganso vem falando com leonardo e está praticamente fechado. Zé Love no Genoa. Lucas fanho do São Paulo interessa a Juventus. Ronaldo ja disse que recebeu ligações de dirigentes italianos perguntando de Dentinho..

  7. Diogo Terra

    No post anterior, o pessoal falou que o Paulinho correria muito mais riscos se atuasse no Nordeste ou em Goiás (vide caso Kajuru). Mas, pelo jeito, nem precisaria ir tão longe… Quem viu “Tropa de Elite 2” e entendeu as referências dos personagens ali retratados, não se surpreende com o ataque a Ricardo Gama. Quem é que sustenta tudo isso, parafraseando o filme? É. E custa caro.

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Top