No Chelsea, Neymar correria riscos

Numa entrevista dada nesta semana, o empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, afirmou que o jogador seria titular se tivesse ido para o Chelsea. A declaração só prova como o agente de fato não se preocupa nem em informar-se a respeito do ambiente no qual seu assistido teria de enfrentar. O atacante santista tem sim uma habilidade espetacular, mas na Inglaterra, dificilmente seria titular imediatamente por conta de seu físico ainda frágil. Na Inglaterra, Neymar passaria por um processo de ganho de massa muscular que gira em torno de um a dois anos. No período, não são incomuns lesões nas articulações, como por exemplo aconteceu com Alexandre Pato no Milan. No futebol inglês, mesmo os atacantes de velocidade como Bellamy (Cardiff), Tevez (Man City), Hernandez (Man United) e van Persie (Arsenal) precisam de força física para suportarem o choque dos defensores ou não conseguem jogar. Neymar tomou a decisão certa em ficar e o Santos ajudou-o a não correr o risco de dar um passo atrás na carreira, apesar do aconselhamento inadequado.

Dois Toques

– O Santos pode se preparar para ter problemas para manter Neymar. Pini Zahavi, agente ao qual Wagner Ribeiro se associou para negociá-lo no exterior e que é um velho conhecido de Kia Joorabchian, não brinca em serviço.

– O cenário mais provável no caso de uma ida do brasileiro imediata para a Inglaterra seria um empréstimo dele para uma liga menos exigente, como a francesa ou holandesa. Indo em alguns anos, mais forte e experiente, chegará para ficar.

PS: esta nota foi publicada no Lance! no dia 28/08.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top