Apresentação da temporada – Bari

A dez dias do começo da Série A, inicio uma apresentação dos clubes qtomarão parte no torneio. Não colocarei a lista de todos os reforços porque a mesma é dinâmica e pode ser obtida com facilidade. Começamos pela ordem alfabética, com aquele que foi uma das surpresas do último campeonato, o Bari.

Se o Bari já tinha uma tarefa dura na temporada passada, nesta, terá uma ainda pior. Perdidos Bonucci e Ranocchia (o primeiro para a Juventus e o segundo para a Inter, que o emprestou ao Genoa), o técnico Ventura segue apostando low-profile e enfileira nomes com passagens em clubes médios da Itália.

A defesa é boa e se mantiver a garra da Série A anterior, mais os aportes de dois jogadores de contenção (Donati e Almirón), tem chances de manter a estabilidade que depende grandemente de sua eficiência na retaguarda. Raggi e S. Masiello serão externos defensivos cautelosos, com Donati impostando o jogo só depois de garantir a eficiência da defesa. Mesmo o hondurenho Alvarez é um lateral de origem e deve agir como um quinto defensor sem a posse de bola.

O sonho de Ventura era o de ter o juventino Giovinco como artífice ofensivo, porque lhe permitiria manter só Barreto à frente, mas a “Formiga Atômica” preferiu ir para o Parma. Assim, Ventura deve manter dois atacantes, com Pulzetti um pouco mais livre e Ghezzal como “tornante”, o atacante externo que fech para o meio-campo.

Não há muito mais que o Bari pudesse fazer num mercado ainda em crise com Milan e Juventus sem poder reagir. Como dificilmente a nova dupla de zaga terá a performance de Bonucci-Ranocchia, o time terá de aumentar o trabalho defensivo, o que deve fazer o ataque menos prolífico. As esperanças são de revelar dois novos talentos em D’Alessandro e Romero, emprestados por Roma e Udinese, mas é difícil uma aposta tão sortuda quanto Bonucci. Sem novos reforços, é bem possível que o Bari volte ao mercado em janeiro com a água no pescoço.

Bari (4-4-2): Gillet; Raggi, A.Masiello, M.Rossi, S.Masiello; Alvarez, Donati, Almiron, Pulzetti; Barreto, Ghezzal. (em negrito os jogadores que acabaram de chegar)

Treinador: G. Ventura.
Ponto Forte: Defesa, dependendo do entrosamento.
Ponto Fraco: Ataque
Promessas: Marco D’Alessandro e Jaime Romero.
Destaque: Marco Rossi (defensor)
Prognóstico: se fugir da degola terá sido um grande ano.

Clique aqui e veja a lista de transferências na Itália em 2010.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top