Respeitando a cultura

Tenho de admitir que se o campeonato estadual gera interesse, isso precisa ser respeitado. Não posso dizer que está errado gostar de um torneio como a Taça Guanabara, que começa com quatro semifinalistas praticamente certos e chega às semifinais com quatro seminialistas esperados. Cada um gosta do que quer. E hoje, especialmente o torcedor do Botafogo deve estar feliz.

Da mesma maneira, me sinto à vontade para achar o estadual um lixo. Um lixo completo. Um verdadeiro oceano de entulho. Para saciar a sede dos clubes, o torneio segue suscitando polêmicas e discussões como se fosse sério, como se os grandes clubes (não só no Rio) não estivessem se preparando é para o Brasileiro. O sucesso do Botafogo tem valor nulo no que diz respeito à força do time para o Nacional.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.

2 Comments

  1. O SP não ignora o Estadual porque a TV paga. Ponto. Se pudesse, o time não jogaria o torneio. Os Estaduais são a causa da perpetuação do poder cartorial do futebol bo Brasil. Para sustentarmos dois Estaduais de nível sofrível, carregamos duas dezenas de Desafios ao Galo. abs

  2. Acho claro que o estadual hoje apenas é uma pré-temporada, que só não se configura como tal por pressão das federações e inércia dos clubes e suas direções. Um paulista com 20 clubes é um atestado de burrice e incompetência de que gerencia esse torneio, que obviamente se torna de baixo nível técnico.

    Mas é inegável que ele tem papel na cultura de nosso futebol e pode continuar existindo, sendo reduzido e disputado de forma racional, com no máximo 12 datas (falando dos principais).

    Por isso prefiro a postura do Botafogo que disputa, sofre e comemora o estadual (mesmo com um time medíocre e provavelmente a conquista vai encobrir essa mediocridade) do que a babaquice da diretoria (e tb de parte da torcida) do SPFC que têm esse discurso arrogante de “Paulistinha”. Se é Paulistinha pq coloca os titulares para jogar e passar vexame como fez domingo? Se o campeonato é “café pequeno” pq nãol coloca os juniores para atuar? Será que quem paga a conta, leia-se Rede Globo, não permite que isso aconteça?

Comments are closed.

Top