Itália mais ameaçada do que nunca

A Itália corre o risco de perder sua condição de “Grande” do futebol europeu. A marca se denota pela quantidade de vagas na Liga dos Campeões. Hoje, são quatro postos, mas a Alemanha, mesmo sem vencer a LIga dos Campeões desde o sucesso do Bayern de Munique há alguns anos, tem um retrospecto muito mais favorável em tempos recentes levando-se em conta a Europa League.

Na prática, a partir da temporada 2011/12 (ou seja daqui a duas temporadas), a Itália pode passar a ter só três vagas na Liga dos Campeões, o que seria uma desgraça para a cara estrutura do futebol italiano. A situação é ruim para Milan e Juventus, que correm para recuperar da Inter a primazia doméstica (perdida em Calciopoli), mas ainda mais dura para os médios Roma, Fiorentina e Napoli, que querem entrar na órbita da Liga dos Campeões anualmente. A derrota da Roma ontem para o Panathinaikos foi chorada por todos os dirigentes italianos. Se o Milan também deixar a competição, a coisa fica ainda pior. se saírem Inter e Milan, então, a perda do quarto posto da LC é certa.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top