Monaco: formação com três zagueiros definitiva e ataque funcional

A rodada 29 da Ligue 1 abriu-se na última sexta-feira com o atual campeão Monaco, mais uma vez entrando em campo no último dia da semana. A equipe do Principado foi a Alsácia visitar o Racing Strasbourg. Os monagescos construíram boa vitória por 3×1, com os gols ocorrendo nos primeiros 45 minutos.

Com o defensor Kamil Glik retornando de suspensão automática Leonardo Jardim mostrou que a formação com três zagueiros é definitiva, tendo alinhado o Monaco com Subasić, Sidibé, Glik, Jemerson e Raggi. Moutinho, Fabinho. Baldé, Lemar e Rony Lopes. Jovetić.

Jardim parece não ter escolha, dando opção de variação tática que transita entre o 4-2-3-1 e o 3-4-3. Não há volantes de marcação a disposição e na lateral-direita Sidibé é útil indo à frente. Mesmo com a melhor segurança defensiva, dado o uso dos três zagueiros de área (Glik/Jemerson/Raggi), a defesa do Monaco ainda foi alvejada.

Os gols

O primeiro gol monagesco saiu aos 5 minutos, após cruzamento longo de Sidibé pela direita, aproveitado de cabeça por Stevan Jovetić. No minuto 19 Bahoken aproveitou bola finalizada por Blayac, pressionado por marcador monagesco. Bahoken empatou para o Strasbourg entrando livre na área do Monaco.

A reação no entanto surgiu rápido. Rony Lopes aproveitou jogada iniciada por Jovetić e Lemar pela direita, fazendo 2×1 no minuto 21. Vinte minutos depois o brasileiro Fabinho, também pela direita (esquerda da defesa do Strasbourg) acertou tiro de longa distância, dando os números finais do marcador.

Números individuais

Jovetić tem sido frequente no alinhamento titular do Monaco desde o início de fevereiro, como peça de reposição para o lesionado Falcao García. O meia-atacante montenegrino atua como referência na área e contabiliza 5 gols em 5 partidas, desde o dia 04/02 (computo total: 18 gols, 9 jogos, 3 assistências).

Falcao García voltou a ser relacionado contra o Strasbourg, mas não saiu do banco. O outro destaque é o luso-brasileiro Rony Lopes, que ressaltamos após a última rodada. Com o gol anotado contra o Strasbourg, Rony chegou 5 gols (11 gols na temporada) em 4 jogos consecutivos da Ligue 1.

Um detalhe ressaltado durante o fim de semana foi que o Monaco se vê no 3º posto, do top 3 dos melhores ataques da Europa. O PSG detém 86 gols, o Manchester City 83 e o Monaco 72 gols. Com a defesa estável a proposta de jogo de Leonardo Jardim que chegou a quase 150 gols na temporada 16/17, ainda é funcional.

Porém longe do poderio financeiro que permite PSG/City de terem os elencos que possuem, Jardim precisa ser enaltecido por manter efetivo um ataque que perdeu Bernardo Silva, M’bappé e Germain, no início da atual temporada.

O Monaco é o vice-líder da Ligue 1 com 63 pontos, ainda 14 pontos atrás do líder PSG. O Strasbourg é o 15º colocado.

Sortie de but

– Fechando a rodada 29 da Ligue 1 no domingo o Lyon (4º colocado) enfrentou novamente o Malherbe Caen, que por sua vez o eliminou da Coupe da France, cerca de duas semanas atrás. Os lioneses venceram por 1×0 em Lyon, com gol de Bertrand Traoré. A equipe lionesa cessou sequência ruim de 6 rodadas sem vitória (3 derrotas, 3 empates).

– Ainda sem o lesionado capitão Nabil Fekir, o Lyon se virou bem sem o atacante, contabilizando duas vitórias em dois jogos seguidos, uma vez que os lioneses venceram o CSKA na Rússia (1×0) na partida de ida das oitavas de final da Europa League, na última quinta-feira.

– Na última partida da rodada 29 o Olympique Marselha (3º colocado) visitou o Toulouse, vencendo-os de virada por 2×1. Também envolvido no mata-mata da EL, o OM teve Florent Thauvin lesionado na vitória contra o Athletic Bilbao (3×1). Thauvin segue fora de ação, ao passo que Rudi García contou com retorno do grego Konstantinos Mitroglou para o compromisso com o Toulouse.

– Mitroglou anotou o gol da vitória marselhesa sobre o Toulouse, a dez minutos do final. García tem elenco que proporciona variações táticas e peças de reposição. No entanto estes pequenos detalhes podem fazer diferença, em reta final de temporada. O elenco do OM ainda demonstra força mental. Buscou empate no último minuto contra o Nantes na rodada 28 e virou situação adversa diante do Toulouse.

– Marselha e Lyon farão seus jogos de volta das oitavas de final da EL, nesta quinta-feira. No próximo domingo protagonizam o clássico “Olympico”, no Vélodrome de Marselha pela rodada 30 da Ligue 1.

– Esta quarta-feira trará uma partida adiantada da rodada 31 da Ligue 1. PSG (líder) e Angers jogarão em Paris às 13 hr (horário de Brasília).

Veja os melhores momentos de Strasbourg 1×3 Monaco

Imagem de Jovetić: L’Équipe

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top