As partidas de volta da fase 16-avos de final da Europa League 2016/2017, começam a acontecer já nesta quarta-feira. O habitual são as partidas deste torneio ocorrerem na quinta-feira, mas nesta quarta teremos três partidas adiantadas.

Na semana passada alguns confrontos praticamente se definiram nos jogos de ida, principalmente os que envolveram equipes tradicionais. O francês Lyon, os britânicos do Manchester United, os alemães do Schalke 04 e a italiana Roma, obtiveram passos importantes.

Jogos de quarta-feira

Nesta quarta teremos o russo Krasnodar visitando Istambul (Turquia), para enfrentar o Fenerbahçe. Na França o Saint-Étienne receberá o Manchester United, e na Alemanha o Schalke 04 receberá os gregos do PAOK.

A equipe russa do Krasnodar obteve vitória por 1×0 em seus domínios e terão que se denfrontar com a torcida do Fenerbahçe no estádio Sükrü Saracoglu, o que sempre representa grande dificuldade. A equipe turca tem condições de reverter o quadro, a princípio necessitando de um êxito por dois gols de diferença.

No Geoffroy-Guichard (Saint Étienne/França), a equipe local precisa de miraculosos 3×0 para levar partida contra o Manchester United, para a prorrogação. Os red devils mantém favoritismo, podendo inclusive proporcionar outro placar elástico, diante da esforçada e tradicional equipe francesa.

Em Gelserkichen (Alemanha) o Schalke receberá o PAOK na Veltins-Arena, detendo vantagem ampla de três gols. A equipe azul royal tem o aspecto técnico a seu favor, além da tradição de campeã do torneio, conquistado na temporada 1996/1997, ainda no período da nomenclatura Taça UEFA.

Todas as partidas desta quarta-feira estão marcadas para as 14 hr (horário de Brasília).

Jogos de quinta-feira

Dentre os confrontos de ida ocorridos na semana passada, podemos destacar as goladas impostas por Lyon e Roma, além dos bons resultados construídos pela também italiana Fiorentina e pelos turcos do Besiktas.

O Lyon impôs 4×1 no holandês AZ Alkmaar, na Holanda. A equipe lionesa pode perder por até dois gols de diferença no Parc Olympique Lyonnais  (Lyon/França – 17 hr – horário de Brasília). Outra vítima fácil foi o Villarreal, derrotado dentro do Madrigal (Villarreal/Espanha) por 4×0 pela Roma.

Os gialorrossi da capital italiana podem perder por três gols de diferença no Estádio Olímpico (Roma/Itália – 15 hr – horário de Brasília), que manterão sua classificação para as oitavas de final.

Ainda na Itália, a Fiorentina defenderá vantagem de um gol imposta em terreno alemão sobre o tradicional Borussia Mönchengladbach. A equipe germânica oriunda da fase de grupos da Champions League, precisará de uma vitória por dois gols de diferença no Artemio Franchi (Florença/Itália – 17 hr – horário de Brasília).

O turco Besiktas venceu o Hapoel Be’er Sheva em Israel por 3×1, obrigando os israelenses a imporem pelo menos 2×0 na Turquia (15 hr – horário de Brasília).

Confira outros jogos:

Osmanlinspor (Turquia) x Olympiacos (Grécia) – 0x0 ida – 13 hr
Ajax (Holanda) x Legia Varsóvia (Polônia) – 0x0 ida – 15 hr
Apoel Nicosia (Chipre) x Athletic Bilbao (Espanha) – 2×3 ida – 15 hr
Zenit (Rússia) x Anderlecht (Bélgica) – 0x2 ida – 15 hr
Shakhtar Donestk (Ucrânia) x Celta (Espanha) – 1×0 ida – 17 hr
Sparta Praga (República Checa) x FC Rostov (Rússia) – 0x4 ida – 17 hr
Genk (Bélgica) x Astra Giurgiu (Romênia) – 2×2 ida – 17 hr
Copenhague (Dinamarca) x Ludogorets (Bulgária) – 2×1 ida – 17 hr
Tottenham Hotspur (Inglaterra) x Gent (Bélgica) – 0x1 ida – 17 hr

As partidas da Europa League serão transmitidas no Brasil pela ESPN e Foxsports na quarta-feira. Na quinta-feira as duas emissoras seguem transmitindo as partidas do torneio junto a Esporte Interativo, que por sua vez libera as transmissões também para a tv aberta.