Manchester United: José em Istambul

Nesta quinta-feira, o inglês Manchester United visitará o turco Fenerbahçe em Istambul (Turquia). A partida valerá pela quarta rodada da fase de grupos Europa League, lembrando que ambos os times já se enfrentaram com vitória red devil por 4×1. As equipes ocupam o grupo A da EL.

A imprensa inglesa destacou a inclusão do meia armênio Henrikh Mkhitaryan e do defensor Phil Jones, no grupo que viajou para Istambul. Reforço para a presente temporada, Mkhitaryan ainda não rendeu o esperado, tendo atuado em apenas cinco partidas até agora. A última foi em 10 de setembro, pela Premier League.

Em meio a desfalques no setor defensivo, o treinador José Mourinho promoveu o ressurgimento do zagueiro Phil Jones, entregue ao departamento médico desde o último mês de janeiro. Mou tem os zagueiros Eric Bailly e Chris Smalling indisponíveis, bem como o lateral/meia Antonio Valencia.

Para além dos lesionados, o grupo red devil que enfrentará o Fenerbahçe inclui seus principais nomes como Paul Pogba, Wayne Rooney, Juan Mata, Anthony Martial e Zlatan Ibrahimović. O The Guardian no entanto destacou a explicação de Mourinho para a re-integração de Bastian Schweinsteiger, e a não relação de Memphis Depay.

A espera da janela de inverno?

Re-integrado ao grupo principal no início desta semana, o meia Bastian Schweinsteiger não viajou à Turquia, sendo que o atleta nem mesmo se vê inscrito para a disputa da EL. Abordado pelos jornalistas nesta véspera de partida da EL, José Mourinho afirmou que o alemão de 32 anos, deve deixar o clube.

O treinador lusitano ressaltou que todos no clube concordaram em ter o meia junto ao grupo principal, realizando os trabalhos cabíveis aos atletas vigentes, além de proporcionar seu readequamento físico. A decisão segundo o técnico foi tomada na última quinta-feira, pouco antes dos rumores que deram conta de que Schweinsteiger supostamente, não estava autorizado nem a treinar com a equipe sub-23.

Em menor escala, Mourinho deu a entender que o meia tetracampeão mundial por sua seleção, pode até seguir com o elenco. O lusitano disse que se Schweinsteiger ficar, “será mais uma opção”, situação viável até pelas recentes lesões e suspensões que afetaram algumas peças do plantel. Em contraparte, Mou afirmou que prefere ter um grupo de 21 jogadores, 24 atletas no máximo.

Paralelamente, o holandês Memphis Depay não está relacionado para a partida contra o Fenerbahçe. O atacante de 22 anos, não tem nenhum problema físico e a imprensa inglesa especula uma possível saída na janela de transferências de inverno. O jogador entrou no decorrer da partida contra os turcos, no Old Trafford.

Depay foi revelado pelo treinador Dick Advocaat, técnico à frente do clube turco que falou sobre o ex-comandado à imprensa, nesta véspera de confronto. Advocaat afirmou que Depay precisa deixar o United, para continuar evoluindo em sua própria carreira. Depay foi lançado na equipe principal do PSV Eindhoven por Advocaat, em 2012.

O técnico holandês porém ressaltou que o problema para Depay é estar num elenco dotado de muito jogadores talentosos, aptos a exercer a mesma função que ele. Segundo Advocaat, Depay precisa jogar regularmente devido sua baixa faixa etária. O Guardian ressaltou que o atacante jogou em sete partidas do United, na atual temporada. Não surgiu como titular em nenhuma.

Em segundo lugar no grupo A da Europa League com 6 pontos, o Manchester United enfrentará o Fenerbahçe às 16 hr (horário de Brasília). Nenhuma emissora anunciou a transmissão do confronto ao vivo para o Brasil, que deve ser exibido posteriormente pelo Esporte Interativo.

Relacionados do United para o confronto: De Gea, Romero, Johnstone, Blind, Jones, Darmian, Fosu-Mensah, Rojo, Shaw, Fellaini, Herrera, Mkhitaryan, Lingard, Mata, Pogba, Schneiderlin, Young, Ibrahimović, Martial, Rashford e Rooney.

Imagem de Mourinho (a esquerda) e Schweinsteiger: Matthew Peters/Getty

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top