Manchester United: contra o Zorya com ou sem Rooney?

Nesta quinta-feira o Manchester United volta a campo pela Europa League, recebendo o ucraniano e modesto Zorya Luhansk. A partida valerá pela segunda rodada da fase de grupos do torneio continental, lembrando que os red devils foram derrotados pelo Feyenoord na estreia.

Em quarto e último lugar do grupo A da EL, o United tentará pontuar pela primeira vez na atual edição do torneio. Porém, a utilização ou não do capitão Wayne Rooney por parte do treinador José Mourinho, segue alardeada pela imprensa da Inglaterra. Rooney tem problemas físicos e o time tem funcionado melhor sem ele.

Segundo o The Guardian o atacante se recupera de problemas nas costas e perdeu sessões de treinamento durante esta semana. Por outro lado, Rooney pode ser relacionado mas Mourinho não deu garantias de titularidade ao camisa 10 do United, confirmando que Zlatan Ibrahimović começará jogando.

A pressão da imprensa britânica é pela presença de Rooney, justamente para que ele se reabilite diante de um adversário pouco expressivo. Em contraparte, Mourinho foi enfático ao falar com os jornalistas ressaltando o problema médico do atacante. Além de frisar que o objetivo é não proporcionar ao jogador uma atmosfera de pressão.

Para nós que observamos de longe, a imprensa britânica parece desmedida a respeito de Rooney desde o desfecho da vitória do United sobre o Leicester City, no último sábado pela Premier League.

Além de Rooney

Fora a questão Rooney, Mourinho afirmou que os principais jogadores estarão tendo maior presença a partir deste momento. Algo que subentende um aprimoramento físico já perto do ideal em termos de início de temporada. O treinador confirmou ainda o desfalque de Luke Shaw, acometido por febre e impedido de treinar.

A imprensa abordou o técnico a respeito do bom momento do meia Juan Mata, destaque na vítória contra o Leicester na vaga titular que pertencia à Rooney, isso uma vez que Mourinho abriu mão do espanhol no Chelsea. O treinador expressou que na equipe de Londres não era papel dele “comprar ou vender”, e sim “conduzir os melhores jogadores e orientá-los a vencerem jogos”.

Segundo Mourinho ele no máximo “aconselhava” um ou outro detalhe, em meio à política de transferências do Chelsea. Mais além, Mou ressaltou que Mata pediu para sair de Stamford Bridge e foi categórico expressando que os contextos de Chelsea e Manchester United, são extremamente diferentes.

No aspecto tático, o técnico afirmou que as características dos atletas do United privilegiam um “futebol de transição”, diferente do perfil encontrado no Chelsea, onde buscava-se mais força física e compactação defensiva. A forma de jogar de Mata é análoga ao futebol que se procura em Old Trafford. Mourinho deixou claro que Mata “tem um futuro brilhante em Old Trafford”.

Sobre Ibrahimović, o treinador lusitano garantiu sua titularidade contra o Zorya e pelas próximas duas partidas subsequentes. Para Mourinho, Ibrah poderá repousar na próxima data FIFA na segunda semana de outubro, uma vez que se aposentou da seleção da Suécia.

Por fim, Mourinho deixou claro que quer a vitória contra o Zorya para elencar três êxitos consecutivos (vitória contra o Northampton pela Capital One Cup e a citada contra o Leicester). Seu objetivo é observar o ambiente nos vestiários sob um panorama mais otimista.

O Manchester United receberá o Zorya Luhansk no Old Trafford (Manchester/Inglaterra) nesta quinta-feira às 16 hr (horário de Brasília). A Esporte Interativo e ESPN anunciaram a transmissão do confronto na tv brasileira.

Imagem de Rooney em treino: Anna Gowthrope/PA

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top