Europa League: Sevilla pentacampeão.

Na última quarta-feira o espanhol Sevilla bateu o inglês Liverpool por 3×1, sagrando-se pentacampeão da UEFA Europa League. Trata-se ainda do terceiro título consecutivo da equipe andaluz, comandada pelo técnico Unai Emery. A decisão foi jogada no St. Jakob Park em Basileia (Suíça).

A equipe espanhola venceu de virada, sendo que os reds ingleses abriram o placar aos 34 min com Daniel Sturridge. O atacante inglês bateu cruzado com categoria, após receber do brasileiro Phillipe Coutinho. A partida parecia equilibrada, tanto no aspecto técnico quanto no aspecto tático.

No retorno para a segunda etapa, os andaluzes obtiveram o gol de empate rapidamente, com o francês Gamero aproveitado jogada de Mariano que por sua vez, invadiu o setor esquerdo da defesa red. A situação obtida com apenas 17 segundos alavancou o psicológico do time de Sevilha.

O gol da virada saiu aos 63 min com o meia Coke, que também ampliou seis minutos depois. O segundo gol do meia, terceiro do Sevilla, saiu em nova falha defensiva red no setor esquerdo. O técnico Jürgen Klopp tentou postar o Liverpool à frente. Nos minutos finais a equipe inglesa chegou a ter três atacantes em campo Benteke, Origi e Sturridge, sendo que o primeiro entrou no lugar do zagueiro Touré.

A opção de Klopp deixou os reds mais vulneráveis, em contraparte, não oferecendo efetividade ofensiva alguma. Porém, a inconsistência defensiva do Liverpool surgiu no fim de abril, eclodida após a exclusão do zagueiro francês Mamadou Sakho, do elenco a disposição de Klopp.

Sakho foi pego em exame anti-doping tendo recebido punição de 30 dias. O zagueiro era o defensor postado no setor esquerdo. A situação desestruturou sensivelmente, o sistema defensivo da equipe de Anfield Road.

O treinador vencedor Unai Emery postou o Sevilla num 4-2-3-1, onde o argentino Ever Banega segue enquanto principal engrenagem, tendo sido um dos destaques da partida. A equipe funcionou com Kevin Gamero, a princípio um atacante que atua pelos lados, cumprindo à função de “falso centroavante”.

O Sevilla venceu novamente a Europa League, com uma equipe inferior à da temporada passada. Em relação a equipe vitoriosa em 2015, já não constam os destaques Aleix Vidal (Barcelona) e o artilheiro Carlos Bacca (Milan).

Com o novo título da EL, o Sevilla conseguiu obter uma vaga direta para a fase de grupos da Champions League 2016/2017. A nova regra passou a valer a partir desta temporada.

Imagem de Vitolo do Sevilla: Michael Dalder – Reuters.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top