Nesta quarta-feira 18/05 a Europa League 2015/2016, terá a decisão de seu título sendo disputada em Basileia (Suíça). O inglês Liverpool retorna a uma final de competição europeia após 11 anos, diante do espanhol Sevilla, atual bi-campeão consecutivo do torneio.
A partida carrega sim muita tradição, sendo que reds e andaluzes ostentam juntos sete conquistas do segundo maior torneio de clubes da Europa; se elencado o período que o torneio ainda se chamava Taça UEFA. O Liverpool venceu três vezes, ao passo que o Sevilla é tetracampeão.
Se somados os cinco títulos de Champions League do Liverpool, os reds apresentam o total de oito títulos europeus. O Liverpool venceu a EL (ainda Taça UEFA) em 1973 derrotando o alemão Borussia Monchengladbach, vencendo o belga Club Brugge em 1976 e em 2001, ao derrotar o espanhol Alavés.
Já o Sevilla venceu o inglês Middlesbrough em 2006, e o espanhol de origem catalã Espanyol em 2007, ainda no período Taça UEFA. Nas últimas duas temporadas, com o torneio já nomeado Europa League, o Sevilla bateu o lusitano Benfica (2014) e a zebra ucraniana Dnipro, ao fim da última temporada.
Liverpool
Para o Liverpool é uma chance de voltar a se estabelecer entre os grandes da Europa. O treinador alemão Jürgen Klopp foi o principal reforço para a temporada, tendo sido contratado no fim de 2015, já com a atual temporada em curso. Na coletiva de imprensa pré-jogo em Basileia, Klopp enalteceu o momento do futebol espanhol, conforme ressaltou o periódico El Pais.
Os reds derrotaram o também ibérico Villarreal nas semi-finais. Klopp ressaltou que a estrutura e organização espanholas, ainda se somam á possibilidade de adaptação rápida de atletas sul-americanos, devido à cultura. Algo que não acontece de forma efetiva na Bundesliga alemã, por exemplo.
O meia red James Milner, afirmou que vencer a EL é algo tão significativo quanto vencer uma Champions League. A imprensa mundial ressaltou palavras do ex-goleiro e antigo ídolo do Liverpool, Jarzy Dudek. Herói na final da CL 2004/2005, Dudek expressou que um êxito na final da EL, pode forjar a nova geração de heróis reds.
Sevilla
O treinador espanhol de origem basca Unai Emery é sozinho bi-campeão da Europa League, tendo conduzido o Sevilla em seus últimos dois títulos. Caso vença, Emery alcança o recorde de conquistas da competição, pertencente ao treinador italiano Giovanni Trapattoni.
Na coletiva pré-jogo, Emery ressaltou a importância do torneio para o torcedor do Sevilla. O treinador do time andaluz foi perguntado sobre a qual equipe espanhola o Liverpool se assemelha. Emery comparou os reds de Klopp com o Athletic Bilbao, devido a maneira de pressionar, e devido à intensidade física.
O El País destacou que o histórico do embate entre Jürgen Klopp e o Sevilla, pende a favor dos espanhóis. Klopp comandou o alemão Mainz 05 em 2005 e o Borussia Dortmund em 2010, contra o Sevilla em compromissos válidos pela EL. Foram dois empates e duas derrotas do atual treinador do Liverpool.
Além do título, é preciso ressaltar que a partir desta temporada, o vencedor da Europa League ganha vaga para os playoffs da próxima Champions League.
Liverpool x Sevilla jogam no St. Jakob Park em Basileia, às 15:45 hr. No Brasil a final da Europa League será transmitida por Esporte Interativo, ESPN e Foxsports.