A Champions League 2015/2016 teve encerradas as suas últimas quatro partidas de volta, válidas pelas oitavas de final do torneio. Assim mais quatro times se juntaram à Real Madrid, Vfl Wolfsburg, Paris Saint-Germain e Benfica, elencando os oito clubes que seguem na disputa.
Jogos de terça-feira.
Na última terça dois empates sem gols foram vistos. Na Inglaterra o Manchester City poderia perder até por 2×0 do ucraniano Dynamo Kiev. Os citzens tiveram problemas com lesões, que minaram seu miolo de zaga titular, antes do fim do primeiro tempo. Kompany e minutos depois Otamendi, tiveram que ser substituídos.
A equipe azul de Manchester buscou jogo sem muita afobação e chegou a criar boas chances com Agüero e com Jesus Navas, que mandou uma bola na trave, durante a segunda etapa. O Dynamo porém mostrou-se um adversário limitado e a partida acabou no 0x0. O 3×1 imposto pelo City no jogo de ida, qualificou o seu avanço.
Na Espanha, o Atlético de Madrid se defrontou com um PSV Eindhoven ciente das próprias limitações, e apto a apostar num jogo defensivo proposital. A proposta colchonera, não foi muito diferente onde o técnico Diego Simeone alinhou os titulares com apenas um atacante (Grizemann).
O 4-2-3-1 do “Atléti”, podia se verter num 4-5-1 pleno com o meia Yannick Carrasco configurando um quinto meio-campista “disfarçado” de segundo atacante. Com o 0x0 na partida de ida, o jogo se estendeu sem gols pela prorrogação. A decisão foi para os penaltis em que o “Atleti” venceu por 8×7.
Jogos de quarta-feira.
Na Catalunha (Espanha), o Arsenal precisava de um milagre diante do Barcelona, dádiva que não obteve. Com a vitória culé por 2×0 na partida de ida, os gunners precisavam de um 2×0 para levar o jogo para a prorrogação. O Barça abriu o placar com Neymar ainda na primeira etapa.
No segundo tempo, os gunners empataram com Elneny aos 11 min. Os outros integrantes do trio MSN, porém sepultaram os intentos gunners, com Suárez ampliando aos 64 min e Lionel Messi dando números finais à partida aos 87 min. Placar final: Barcelona 3×1 Arsenal.
Na Alemanha, o FC Bayern poderia avançar com um empate sem gols, após o 2×2 contra a Juventus na partida de ida. Algum relaxamento foi o suficiente para a Juve surpreender e abrir 2×0 ainda na primeira etapa. Pogba abriu o placar aos 5 min, após falha incomum do goleiro Neuer.
23 min depois, Morata avançou pela intermediária superando os marcadores bávaros de forma surpreendente, e tocou para Cuadrado livrar-se de Neuer e fazer 2×0 para a Juve. Na segunda etapa, o Bayern se re-encontrou e contou com uma postura mais cautelosa da Juventus. Os bávaros empataram em dois lances parecidos, que contaram com falhas do lado esquerdo da defesa bianconeri.
Aos 33 min, Douglas Costa cruzou para Lewandovski fazer 1×2. No último minuto do segundo tempo, Vidal roubou bola e passou para Coman cruzar para Müller, que empatou. A partida foi para a prorrogação mas a Juve via-se entregue. Thiago Alcântara colocou os bávaros na frente fazendo 3×2 e Kingsley Coman deu números finais à partida encerrada em 4×2.
Classificados para as quartas de final da Champions League: Real Madrid (Espanha), Benfica (Portugal), Wolfsburg (Alemanha), PSG (França), Atlético de Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Barcelona (Espanha) e FC Bayern (Alemanha).
O sorteio dos confrontos das quartas de final será realizado pela UEFA nesta sexta-feira. As primeiras partidas desta fase ocorrem no próximo dia 05/04.
Imagem dos jogadores do Atlético comemorando a classificação: El País