A edição 2015/2016 da UEFA Champions League retorna nesta semana, para apresentar ao público o início dos jogos da fase de oitavas de final. Os oito confrontos previamente sorteados no último mês de dezembro, estão divididos em oito semanas. Serão realizadas duas partidas por dia, nas terças e quartas-feiras destas semanas.

A primeira semana dos jogos de ida terão confrontos nestas terça e quarta, com Paris Saint-Germain x Chelsea e Benfica x Zenit St. Petesburg, se enfrentando na terça respectivamente em Paris (França) e Lisboa (Portugal). Na quarta-feira jogam Gent x Wolfsburg, além de Roma x Real Madrid. Os embates se darão em Gante (Bélgica) e Roma (Itália).

Jogos de terça-feira.

O re-encontro entre PSG e Chelsea no mata-mata da CL se dá pela terceira edição consecutiva do torneio. Na edição passada, os parisienses eliminaram os blues ingleses nas oitavas de final. O panorama contextual de ambas as equipes é bem diferente.

O time de Paris ostenta campanha absurda liderando a Ligue 1 francesa invicto (24 pontos a frente do vice-líder). O objetivo é sim ir o mais longe possível na CL. Entretanto, este último fim de semana foi marcado por polêmicas envolvendo o lateral Aurier (já excluído do elenco). O jogador teve um vídeo exposto na internet, o qual o retrata proferindo criticas debochadas ao técnico Laurent Blanc, e a companheiros do time.

Semanas atrás, Blanc teve conversa reservada com o zagueiro David Luiz, após o mesmo se recusar a sair de campo lesionado, em partida válida pela Ligue 1. Controlar a ansiedade e o aspecto mental do próprio elenco, parece ser o maior desafio do treinador.

Pelo lado do Chelsea o panorama é drasticamente oposto daquele visto ao fim da fase de grupos. Com José Mourinho demitido, o elenco voltou a trabalhar com tranquilidade sob comando de Guus Hiddink, campeão da CL 1987/1988 pelo PSV Eindhoven. Na Premier League, a equipe joga tentando se enquadrar na zona de classificação para torneios europeus.

Os blues são sim, franco atiradores diante do PSG, tendo ainda a tradição a seu favor devido à conquista da CL 2011/2012. Com jogadores como Diego Costa, Pedro, Oscar e Fàbregas voltando a apresentar um bom futebol, há também expectativa pela estreia de Alexandre Pato.

A dúvida fica por conta da presença ou não do capitão blue, John Terry. O zagueiro saiu lesionado da goleada por 5×1 imposta pelo Chelsea sobre o Newcastle, em compromisso válido pela Premier League no último sábado. PSG x Chelsea jogarão no Parc des Princes (Paris/França).

No embate menos midiático da terça o bi-campeão da CL Benfica, desafia o russo Zenit St. Petesburg, no Estádio da Luz (Lisboa/Portugal). A equipe russa comandada pelo lusitano André Villas Boas, terminou a fase de grupos invicta, ostentando a melhor campanha. Sua dupla de ataque Hulk/Dzyuba, se vê em grande fase.

Na quarta-feira.

Roma e Real Madrid se enfrentarão no Estádio Olímpico (Roma/Itália), na quarta. Os blancos dez vezes campeões da CL são franco favoritos, ainda que a Roma tenha desenvolvido uma valente campanha durante a primeira fase. O giallorossi foi o segundo colocado no grupo E, atrás apenas do Barcelona.

As duas equipes passaram por trocas no comando técnico na virada de 2015 para 2016. A Roma demitiu o francês Rudi Garcia e re-admitiu Luciano Spaletti, treinador romanista na década passada. O Real Madrid, que se classificou com grande tranquilidade no grupo A, sobrepondo-se ao PSG, demitiu Rafa Benítez e efetivou Zidane.

A equipe giallorossi lamenta uma maior falta de sorte no emparelhamento dos confrontos das oitavas de final. Os valores individuais do elenco merengue, com certeza farão a diferença.

A quarta-feira ainda reservará o embate “alternativo”, entre o belga Gent e o alemão Wolfsburg. Os lobos alemães devem fazer prevalecer sua maior tarimba em competições europeias, mesmo jogando em domínio belga.

Os outros quatro confrontos de ida das oitavas de final, acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro. Em 23/02 jogam Arsenal x Barcelona e Juventus x FC Bayern. No dia 24/04, jogam PSV Eindhoven x Atlético de Madrid, além de Dynamo Kiev x Manchester City.

A Champions League está sendo transmitida no Brasil pela Esporte Interativo na tv fechada e pela Band na tv aberta. As partidas estão marcadas para as 17:45 hr (horário de Brasília).