Atlético de Madrid: Raúl García de volta ao Calderón.

Segundo colocado na classificação de La Liga espanhola, o Atlético de Madrid recebe neste domingo o Athletic Bilbao, num tradicional confronto válido pela décima-quinta rodada do torneio. Os holofotes da imprensa espanhola se dirigem ao meia-atacante Raúl García, ídolo e ex-jogador do “Atleti”, agora jogando pelo Athletic.

Na coletiva pré-jogo, o treinador Diego Simeone enalteceu o ex-comandado deixando sobressair que Raúl García era um “modelo dentro e fora de campo”. Simeone recordou que García podia jogar tanto pelos lados do campo, quanto pelo centro. O treinador colchonero expressou ainda que a boa fase do atacante Aduriz, do Bilbao em grande parte se deve à presença de Raúl García.

Convém lembrar que o Athletic Bilbao mantém uma rígida filosofia de compor seu elenco, apenas com jogadores de naturalidade basca. Raúl García é nascido em Pamplona, cidade de Navarra uma das capitais bascas. O periódico espanhol El País, recorda a chegada do meia-atacante à Madrid, contratado junto ao Osasuna por 12 milhões de Euros em 2007.

Vestindo a camisa colchonera, o jogador obteve entre 2007 e 2015, seis títulos após disputar 329 partidas e anotar 45 gols. Raúl Garcia foi negociado em parte pela idade avançada (29 anos), tendo custado 9 milhões de Euros ao Athletic. O clube basco visava um atleta de maior experiencia, devido à disputa da atual edição da Europa League.

O El País relembra que Simeone não queria deixar Raúl García partir. O atacante ainda estava integrado ao Atlético na terceira rodada de La Liga, ocorrido em setembro. “Cholo” Simeone afirmou que manteve-o relacionado contra o Sevilla, mesmo sabendo da proposta do Athletic, para que o jogador percebesse sua importância para o grupo.

Raúl García partiu para San Mamés, uma vez que o presidente do Athletic Josu Urrutia e o treinador Ernesto Valverde, garantiram-lhe condição de titularidade. Voltando ao confronto deste domingo, Simeone afirmou que Raúl deve ser bem acolhido em seu retorno ao Vicente Calderón.

Além do seu comprometimento, o treinador rojiblanco ressaltou a aplicação tática do meia-atacante. que prefere jogar como segundo atacante. “Cholo” relembrou a desenvoltura do jogador quando atuava também como meia, seja pelos lados externos, seja centralizado. O técnico disse que Rául García “sempre transmitiu o que tem de melhor que é paixão, trabalho e esforço. São características que ele também transmite ao Athletic”.

Atlético sem Tiago.

Em termos táticos, Simeone vinha buscando uma alternativa à ausência do lesionado meia lusitano Tiago. O 4-1-4-1 inicialmente com Saúl posicionado no lugar do português à frente da linha dos quatro defensores, tornou-se funcional com Gabi neste setor.

O módulo funcionou com Gabi tendo Koke e o próprio Saúl gravitando ao seu redor, como o próprio Simeone ressaltou em coletiva. A formação com estes atletas se deu no segundo tempo da partida contra o Benfica, pela Champions League no meio da semana. Saúl que anotou um dos gols da vitória contra os águias (2×1), seria exatamente o segundo volante.

Simeone afirmou que a partida contra o Athletic deverá ter muita intensidade. Segundo o treinador, aqueles que melhor conseguirem executar o jogo em maior velocidade, deverá obter êxito, uma vez que haverão poucos espaços.

Atlético de Madrid e Athletic Bilbao jogam às 15:15 hr (horário de Brasília). No Brasil La Liga espanhola está sendo transmitida pela ESPN e pelo Foxsports.

Imagem de Raúl García atuando pelo Athletic Bilbao (à direita): J. C. Hidalgo – EFE

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top