Champions League 2015/2016: pela sexagésima vez, prestes a iniciar!

A Champions League 2015/2016 terá sua primeira rodada da fase de grupos, acontecendo nestas terça e quarta-feiras. Esta nova edição do torneio surge em meio a um clima de celebração, uma vez que será a edição de número sessenta, da maior competição continental de clubes futebolísticos.

A primeira edição da Champions League ainda ostentava sua antiga nomeação de Copa dos Campeões. Na realidade, a primeiríssima edição realizada na temporada 1955/1956, foi nomeada Coupe Des Champions Européens, em francês (ou “copa dos campeões europeus”), segundo informa o periódico espanhol El País.

O nome original sugerido para o torneio foi Copa da Europa vetado porém pela UEFA, que utilizou a nomenclatura para batizar a EURO (ou Eurocopa), que teve a sua primeira edição realizada entre 1959 e 1960. A Eurocopa reservava sua disputa apenas às seleções europeias. Contextualmente o continente europeu vivia o período pós II Guerra Mundial.

A gênese.

O insight idealizador da competição é creditado à imprensa francesa, mais precisamente ao periódico L’Equipe. O periódico esportivo francês enalteceu um confronto amistoso ocorrido em dezembro de 1954 na Inglaterra, disputado pelo Honved da Hungria e o inglês Wolverhampton. O Honved era base da seleção húngara dos mitos Puskas, Kocsis e Czibor, vencendo os britânicos por 3×2.

A Hungria possuía a melhor seleção do mundo naquela época e a partida tinha sido tomada pelos ingleses, inventores do futebol, enquanto uma revanche da derrota sofrida pela Inglaterra por 6×3 e imposta pelos húngaros dentro do antigo Wembley (Londres). O L’Equipe refutou a euforia britânica, que bradava que os Wolves eram “os campeões do mundo”.

O jornalista francês Gabriel Hanot afirmou que a equipe bretã “não era campeã do mundo de clubes” e sugeriu um torneio a ser disputado por clubes europeus campeões em seus países, sendo disputado em partidas de ida e volta. Validava-se a necessidade dos jogos serem no horário noturno, para haver maior audiência. E o desenvolvimento da aviação comercial e expansão da televisão, enquanto elementos viabilizadores de fato, da competição.

O torneio iniciou-se em setembro de 1955, após negociações incluindo a então recém-fundada UEFA e dirigentes de clubes europeus campeões ou de grande prestígio à época. Santiago Bernabéu (então presidente do Real Madrid) e Vicente Calderón (então presidente do Atlético de Madrid), entre eles.

Os participantes da primeira edição.

A primeira edição da Copa dos Campeões teve oito campeões nacionais de sua época: Stade de Reims (França), Real Madrid (Espanha), Rot Weiss Essen (então Alemanha Ocidental), Djugardens (Suécia), Aarhus (Dinamarca), Milan (Itália), Anderlecht (Bélgica) e Sarrebrücken (Saar território então independente, hoje pertencente à Alemanha).

Mais oito clubes foram convidados via critérios diversos (desistência de outros campeões, alto prestígio em seu país), sendo eles: Sporting Lisboa (Portugal), Voros Lobogo (Hungria), Rapid Viena (Áustria), Servette (Suíça), Hibernian (Escócia), Partizán (então iugoslavo, hoje sérvio), PSV Eindhoven (Holanda) e Gwardia Varsóvia (Polônia).

O Chelsea campeão inglês da época, não teve sua participação autorizada pela federação inglesa. Os britânicos disputariam o torneio pela primeira vez, na edição seguinte com o Manchester United.

A primeira final do torneio foi realizada em Paris (França), tendo sido vencida pelo Real Madrid.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top