Champions League 2015/2016: fase de grupos – primeira rodada encerrada.

Nas últimas terça e quarta-feiras tivemos a primeira rodada da fase de grupos da Champions League 2015/2016. Os resultados foram variados, com alguns favoritos asseverando sua força e outros passando em branco. Além de boas atuações de alguns atletas brasileiros, espalhados pelos clubes que disputam o torneio.

Na terça-feira tivemos embates nos grupos A, B, C e D. No grupo A, previsivelmente Real Madrid e PSG ostentam primeiro e segundo lugares, respectivamente. Os blancos superaram o ucraniano Shakhtar Donetsk sem muitos problemas por 4×0.

A partida ocorrida em Madrid (Espanha) teve um hat trick de Cristiano Ronaldo, com o placar completo por Benzema. Em Paris (França) o PSG impôs 2×0 sobre o sueco Malmö, em grande noite de Angel Di Maria, autor do primeiro gol parisiense.

O grupo B vê o alemão Wolfsburg e o holandês PSV Eindhoven nas duas primeiras colocações. Os germânicos superaram o russo CSKA Moskow na Alemanha pelo placar mínimo.

O PSV surpreendeu o Manchester United, derrotando os red devils por 2×1, em partida ocorrida na Holanda. O destaque negativo foi a lesão do lateral red devil Luke Shaw, que sofreu uma fratura e ficará fora de ação pelos próximos meses.

No grupo C o bi-campeão da CL Benfica superou o estreante cazaquistanês Astana, em Lisboa (Portugal). Os águias venceram por 2×0, mesmo placar pelo qual o espanhol Atlético de Madrid bateu o turco Galatasaray, na Turquia. O destaque dos colchoneros foi Griezmann, autor dos dois tentos rojiblancos. Lusitanos e espanhóis ostentam os dois primeiros postos do grupo.

No grupo D o espanhol de origem andaluz Sevilla superou o alemão Borussia Möenchengladbach facilmente por 3×0, na Andaluzia. Na Inglaterra, a bi-campeã Juventus fez valer o peso de sua tradição, batendo o badalado Manchester City de virada, por 2×1.

A vecchia signora espantou o mau início de temporada em grande noite de sua dupla de ataque formada por Mandzukić e Morata, autores dos dois gols dos bianconeri. O Sevilla se vê em primeiro lugar com a Juve ostentando o segundo posto do grupo D.

Na quarta-feira.

Em meio às partidas dos grupos E, F, G e H tivemos a estreia do atual campeão. O Barcelona visitou a Roma no Olímpico (Roma/Itália) e saiu de campo com um frustrante empate em 1×1. Os giallorossi se portaram de forma convincente no aspecto defensivo e foram presenteados pela ousadia de seu lateral Florenzi.

O lateral direito italiano fez um gol antológico encobrindo o goleiro culé Ter Stegen, que se via adiantado. Florenzi lançou a bola poucos metros depois do meio-campo, empatando a partida ainda na primeira etapa. Na Alemanha o Bayer Leverkusen goleou o bielorusso BATE Borisov por 4×1, se isolando na liderança do grupo E.

Pelo grupo F o alemão FC Bayern fez o previsível impondo 3×0 no Olimpiakos em Pireu (Grécia). Os bávaros lideram o grupo com o croata Dinamo Zagreb em segundo, após bater o britânico Arsenal por 2×1 na Croácia.

Gols brasileiros saíram na goleada do Chelsea sobre o frágil Maccabi Tel-Aviv de Israel, em partida realizada em Londres (Inglaterra). Willian, Oscar e Diego Costa anotaram três dos quatro gols do placar final obtido pelos blues, também se reabilitando em meio a inicio ruim de temporada. O Chelsea lidera o grupo de forma isolada uma vez que Dynamo Kiev e FC Porto empataram em 2×2.

No grupo H, o Zenit St. Petesburg chegou a abrir 2×0 de vantagem sobre o Valencia, com dois gols do “incrível” Hulk. Os espanhóis donos da casa empataram mas os russos conseguiram obter a vitória por 3×2. O Zenit lidera de forma isolada o grupo H, após o empate em 1×1 entre Gent e Lyon.

A segunda rodada da fase grupos da Champions League, acontece nos dias 29 e 30 de setembro.

Imagem de Mandzukić e Morata da Juventus: Phil Noble – Reuters.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top