Supercopa da UEFA: Barcelona vence Sevilla!

Em partida eletrizante realizada em Tbilisi na Georgia (leste europeu), Barcelona e Sevilla realizaram a edição 2015 da decisão da Supercopa da UEFA. O confronto realizado nesta terça-feira abriu oficialmente a temporada europeia 2015/2016. O jogo colocou frente a frente o último campeão da Champions League (Barcelona), e último campeão da Europa League (Sevilla).

O Barcelona protagonizou um acirrado placar de 5×4, com a vitória surgindo apenas na prorrogação, após empate em 4×4 no tempo normal. Os catalães chegaram a estar vencendo por 4×1, tendo imposto 3×1 apenas no primeiro tempo. O Sevilla no entanto, abriu o placar com três minutos com o argentino Ever Banega, anotando o tento em belíssima cobrança de falta.

Messi igualou e deu vantagem de 2×1 para os culés, também em duas cobranças magistrais de tiro livre indireto. A equipe blaugrena manteve bom nível de condicionamento físico por cerca de 70 minutos de partida. Com a natural queda de ritimo, o Sevilla chegou ao empate. O gol da vitória blaugrena foi anotado por Pedro, já na prorrogação, num tento em que na Espanha, afirmam ter sido seu último pelo clube culé.

O treinador turco da equipe andaluz, Unai Emery teve problemas para alinhar a equipe em virtude de uma intoxicação alimentar que acometeu parte do plantel. O ocorrido se deu durante o último fim de semana, em que o Sevilla disputou partida amistosa contra o AEK de Atenas, na Grécia.

O Sevilla, atual bi-campeão consecutivo da Europa League tenta se readequar após perder atletas importantes em relação a última temporada. O atacante Carlos Bacca seguiu para o Milan e tem no italiano Ciro Immobile (ex-Borussia Dortmund), seu sucessor, que esteve em campo em Tbilisi.

O lateral Aleix Vidal foi adquirido pelo próprio Barcelona, mas só fará sua estreia em 2016, uma vez que o clube culé cumpre punição imposta pela FIFA que o proíbe de colocar em campo novos atletas contratados até o fim de 2015. Pelo lado culé, Neymar foi a ausência devida a constatação de uma caxumba. Em relação ao time campeão da tríplice coroa, o Barça manteve postura similar ao da temporada passada.

Perdeu porém capacidade de conter a posse de bola, após Iniesta deixar o campo durante a segunda etapa. O meia turco Arda Turan, seu provável suplente contratado junto ao Atlético de Madrid, também só realizará estreia a partir de 2016. Pelo lado do Sevilla, ao fim do jogo Unai Emery enalteceu o esforço de seus atletas, mas segue sem conseguir vencer o Barcelona.

Segundo o periódico espanhol El Pais, o treinador enfrentou os catalães em 20 oportunidades, perdeu 14 jogos e empatou 6. O presidente do clube andaluz, José Castro afirmou que o time personificou a letra de seu hino, que entoa um clube que “nunca se rende”. Na Espanha diz-se que este Sevilla, é o melhor de sua própria história.

A possível saída de Pedro.

Já a algumas semanas a imprensa espanhola noticia o interesse do inglês Manchester United em Pedro, meia-atacante que perdeu espaço no elenco culé, desde a chegada de Neymar. O Barcelona havia afirmado que Pedro seguiria no elenco pelo menos, até a disputa desta Supercopa.

O El País ressaltou palavras do treinador red devil Louis Van Gaal, que afirma sim interesse no atacante espanhol. Em Tbilisi a direção do Barcelona no entanto, negou qualquer proposta por Pedro. O meia-atacante quer sair para atuar frequentemente e seguir nos planos de Vicente Del Bosque, técnico da seleção espanhola.

Durante a transmissão brasileira do confronto, a equipe da Band mencionou um interesse do FC Bayern, no futebol do atacante, paralelo ao interesse do United. Vale lembrar que o atual treinador dos bávaros Pep Guardiola, foi quem lançou Pedro no time principal culé. Autor do gol da vitória contra o Sevilla, Pedro entrou em campo já no decorrer da prorrogação.

Imagem de Messi e Daniel Alves: K. Kudryiavstev – AFP

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top