Real Madrid: onde foi que erramos?

Após todas as glórias obtidas com a décima Champions League ao findar da temporada 2013/2014, o Real Madrid termina a atual temporada num extremo oposto do que viveu exatamente a um ano. Os blancos vão a campo neste fim de semana pela última rodada de La Liga, já conquistada pelo rival Barcelona. Os merengues também estão eliminados da Copa Del Rey e da Champions League.

Duas figuras madridistas darão margem aos maiores boatos do verão europeu, nos meses entre o fim da atual temporada e início da próxima. O primeiro nome será o do meia-atacante Gareth Bale, que terá sua presença relacionada pela imprensa a meia dúzia de grandes clubes europeus. Boa parte das críticas a Bale feitas na Espanha, se dão pela discrição de sua vida privada.

O galês é um atleta exemplar mas não é uma celebridade, requisito importante (segundo alguns setores da imprensa ibérica) para se atuar no Real Madrid. O curioso é que Bale custou quase 100 milhões de Euros no começo da temporada 2013/2014, e fez gols decisivos nas finais dos dois títulos vencidos pelos blancos na mesma (Copa Del Rey e CL).

O segundo nome é o do treinador Carlo Ancelotti. Na semana passada, já logo após a eliminação blanca da CL, a imprensa espanhola propagava supostos contatos de conselheiros do presidente Florentino Pérez, junto a possíveis substitutos de Carletto. O italiano tem vínculo contratual até 2016 e numa ótica realista e distante da ótica passional espanhola, não parece haver indício de que Pérez o demitirá.

A questão do comando técnico.

O periódico espanhol El País afirma que o portugues José Mourinho tem sido contatado informalmente desde o primeiro turno da atual edição de La Liga. Mou no entanto, não teria planos de voltar a Madrid, ao menos não enquanto os ídolos Casillas, Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo ainda estiverem no clube. O periódico ainda profere o alemão Jürgen Klopp, enquanto perfil mais próximo do ideal para assumir o clube.

Klopp está deixando o comando técnico do Borussia Dortmund neste findar de temporada. Atualmente no italiano Napoli, o treinador espanhol Rafael Benítez, campeão da CL 2004/2005 pelo Liverpool, também é bem visto por conselheiros blancos. O El País pauta a possibilidade de troca de Carletto por outro, evocando o passado de Florentino em sua primeira gestão, no começo dos anos 2000.

Foi um quesito em que Pérez errou muito, valendo-se de um número grande de treinadores até ele Pérez se demitir, em fevereiro de 2006. Em sua primeira gestão comandaram o clube blanco nomes expressivos como Vicente Del Bosque ou menos como Carlos Queiroz, o anônimo Juan Ramón Lopez Caro, além da inexplicável passagem de Vanderley Luxemburgo por Chamartín, entre 2004 e 2005.

Por outro lado, essa hipótese da demissão se faz refutável uma vez que desde o retorno de Pérez ao clube em 2009, Carletto é o terceiro treinador em seis anos, sucedendo Manuel Pellegrini e o próprio Mourinho.

Um único velho erro de Florentino Pérez.

Carletto conduziu as coisas com elegância mesmo quando os blancos se desfizeram de Angel Di Maria e Xabi Alonso atletas importantes no time da temporada 2013/2014. Mourinho costumava “chutar” a mesa de Pérez exigindo jogadores “x” ou “y”. Ancelotti colocou em campo tanto as aquisições caras Toni Kroos e James Rodríguez, quanto os mais bem dotados no quesito talento, mas “sem grife” como Isco.

Com as peças ideais não afligidas por problemas físicos o time funcionou, como funcionou em 22 partidas invictas na primeira metade da temporada. Porém confiar no talento individual é sempre uma armadilha. Podem haver atletas para compor uma lacuna deixada por Luka Modrić lesionado.

O talento exato e a capacidade lúdica do meia croata no entanto, dificilmente serão reproduzidos por outro integrante do plantel. Os problemas físicos imprevistos foram os grandes inimigos dos blancos na atual temporada, os principais eclodidos nos últimos dois meses e que atingiram o citado Modrić e Benzema.

Se Florentino Pérez repetiu algum erro do passado, foi o de desprezar aquisição de volantes e médios defensivos exclusivamente de marcação. Quando Xabi Alonso saiu dias antes do fim da janela de transferências de verão de 2014, Ancelotti sugeriu em vão o nome do chileno Arturo Vidal (Juventus). E trata-se do Real Madrid, clube que atrai qualquer jogador do mundo e que pode ter qualquer atleta do mundo. Entretanto, a histeria em relação às chegadas de Kroos e James obnubilaram todo o resto.

Resta saber se Florentino realmente deseja se livrar de Carletto. Até porque a própria imprensa espanhola relaciona o nome do treinador italiano dos blancos, a uma lista de possíveis substitutos para Luís Enrique, caso este resolva deixar o Barcelona.

O Real Madrid recebe o Getafe no Santiago Bernabéu no sábado as 15:30 hr (horário de Brasília), pela última rodada da liga espanhola 2014/2015. A liga espanhola está sendo transmitida no Brasil pela ESPN e Sports +.

Imagem de Toni Kroos: Juanjo Martin – EFE

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top