La Liga: diante do submarino amarillo, Real Madrid quase afunda.

Pela vigésima quinta rodada de La Liga espanhola, o líder Real Madrid recebeu um humilde Villarreal no Santiago Bernabéu em Madrid neste domingo. O intento era abrir quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Barcelona e ganhar tranquilidade na liderança do torneio. O empate em 1×1 frustrou qualquer expectativa blanca.

O técnico do submarino amarillo, Marcelino vem sendo elogiado na Espanha e na véspera da partida confirmou que não usaria o time titular em Madrid. A prioridade do Villarreal é a Europa League e o descanso aos principais atletas se deu em virtude da vitória por 3×1 sobre o Red Bull Salzburg, em domínio austríaco no meio da semana. A equipe do Madrigal enfrentará o também espanhol Sevilla, nas oitavas de final da EL.

O submarino amarillo disputa três competições simultâneas, o citado torneio continental, a presente liga espanhola e ainda a Copa Del Rey. O Villarreal enfrentará nada mais nada menos que o Barcelona, pelas semifinais da copa espanhola no meio desta semana. É possível disputar várias competições com elenco modesto e 10% do que Real Madrid ou Barcelona dispõem em termos financeiros.

No Bernabéu, o Real Madrid só conseguiu abrir o placar no começo do segundo tempo, graças a um penalti que Cristiano Ronaldo cobrou e converteu aos 52 min. Doze minutos depois Gerard empatou para o Villarreal. Os galácticos só não perderam devido a grande exibição de um Iker Casillas, contestado pela torcida e ciente da própria decrepitude.

Sem os lesionados meias Modrić e James Rodriguez o Real Madrid é um time comum, dependente de jogadas de contra-ataque em velocidade (graças a Bale e CR7) e que se vale de jogadas convencionais de bola parada, cortesia de Toni Kroos. Só. Sem Modrić os blancos tem sua capacidade de contenção de bola no meio-campo, sensivelmente reduzida.

Sem James não há o último passe e Benzema fixo na área, se vê pouco municiado. Com o meio-campo blanco formado neste domingo por Lucas Silva, Kroos e Isco, numa disposição em 4-3-3, faltou objetividade. O time não consegue jogar apenas se defendendo uma vez que o lateral mais defensivo Fabio Coentrão, também se vê entregue ao departamento médico.

Tal qual Sami Khedira, único meio-campista com característica de interditor. Lucas Silva não é o novo Fernando Redondo e só está sendo escalado por Ancelotti como primeiro meio-campista, por falta de opção. Ainda assim a equipe finalizou 25 vezes, com 12 tiros na primeira etapa e 13 na segunda etapa. A única bola que entrou na meta adversária foi chutada de penalti.

O Real Madrid ainda lidera a tabela com 61 pontos, dois a mais que o vice-líder Barcelona.

Foto do lateral blanco Marcelo caindo em lance da partida: Dani Pozo – AFP.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top