Champions League: oitavas de final encerradas.

Encerrou-se na última quarta-feira a fase de oitavas de final da Champions League 2014/2015. Os últimos quatro times classificados nesta semana que também se encerra foram: Monaco, Atlético de Madrid, Barcelona e Juventus. As equipes se juntaram a FC Porto, FC Bayern, Real Madrid e Paris Saint-Germain. As oito aguardam o sorteio dos confrontos das quartas de final.

Na última terça o Monaco recebeu o inglês Arsenal no Stade Louis II no Principado de Mônaco. A equipe monagesca fez valer a possibilidade de ser derrotada por dois gols de diferença, devido a impactante vitória por 3×1, na partida de ida em Londres. Os gunners buscaram sim o resultado e fizeram 2×0, com Giroud e Ramsey algo porém insuficiente.

O avanço do Monaco sobre o Arsenal não chega a surpreender devido aos desempenhos dos gunners nas últimas temporadas. O time de Londres tem frequentado a CL entre oitavas e quartas de final, no máximo, nas últimas edições. Por outro lado, vale lembrar que o time do Principado foi vice-campeão do torneio na temporada 2003/2004, vencido pelo FC Porto.

Paralelamente, o Atlético de Madrid proporcionou uma partida dramática ao seu torcedor que fez uma grande festa no Vicente Calderón (Madrid/Espanha). Os colchoneros precisavam de uma vitória mínima por 2×0, tendo conseguido apenas igualar a diferença aberta pelo Bayer Leverkusen, no jogo de ida na Alemanha.

O time rojiblanco venceu por 1×0, tal qual os alemães o fizeram na Bayarena. A partida se estendeu para a prorrogação e a vaga acabou decidida nos penaltis, a favor dos colchoneros que venceram por 3×2. Com um elenco levemente superior, o Atlético suou para confirmar seu favoritismo.

Na quarta-feira o Barcelona jogou com o regulamento na mão. A equipe culé recebeu o Manchester City no Camp Nou, batendo os citzens por 1×0. O empate sem gols garantia o avanço catalão. A jogada do gol único blaugrena foi reprisada a exaustão, posteriormente, ou seja o lançamento primoroso de Lionel Messi que culminou com a conclusão de Rakitić.

Na Alemanha, o argentino Carlitos Tevez fez a diferença pela Juventus contra o Borussia Dortmund. A vecchia signora italiana também avançaria com um empate sem gols. Tevez anotou dois tentos e deu o passe para Llorente anotar o segundo gol da contagem. Ao contrário da final da CL 1996/1997, a Juve desta vez derrotou os aurinegros alemães.

Dentre os oito classificados para as quartas de final da CL, apenas três nunca venceram o torneio. São eles Monaco, Atlético de Madrid (atual vice-campeão) e PSG. O que chamou a atenção negativamente foi a eliminação total das equipes inglesas, já nas oitavas.

O sorteio dos confrontos das quartas de final da CL 2014/2015 será realizado pela UEFA nesta sexta-feira!

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top