La Liga: Barcelona x Atlético de Madrid neste domingo!

Pela décima oitava rodada de La Liga, o Barcelona recebe neste domingo o Atlético de Madrid, no Camp Nou (Barcelona/Espanha). O derby pode decretar um distanciamento na tabela de duas equipes que igualmente somam 38 pontos cada. Porém, os critérios de desempate colocam o Barça em segundo lugar e o Atlético em terceiro.

Ambas as equipes tentam não perder de vista o líder Real Madrid que segue a frente com 42 pontos, após vencer o Espanyol por 3×0, na abertura da rodada que já aconteceu no sábado 10/11.

Pelo lado colchonero o momento moral/psicológico é bom, após vitória sobre o rival local Real Madrid por 2×0, no meio da semana em partida válida pelas oitavas de final da Copa del Rey. O que coroa o instante promissor é a presença de Fernando Torres, ídolo que retornou ao Vicente Calderón, nesta janela de transferências de inverno. A relação entre torcida e time é de harmonia.

O técnico rojiblanco Diego Simeone elogiou o uruguaio Luis Suárez, atual camisa nove dos blaugrena. Simeone afirmou que Luisito “é muito completo”. Segundo palavras transcritas pelo El País, o treinador afirmou que Suárez “(…) pode jogar de costas para o gol, tem chegada após a segunda linha, bate faltas, cabeceia”.

Simeone arrematou afirmando que o jogo de Luisito o encanta “pela intensidade e voracidade na hora de atacar”. Segundo o técnico argentino, Suárez oferece um perigo maior do que aquele proporcionado por Neymar e Messi.

Culés a espera em calmo desespero.

Por outro lado, a semana do Barcelona foi turbulenta após a derrota por 1×0 para a Real Sociedad na rodada de La Liga do último fim de semana. Além disso, os rumores acerca de um desgaste de relação entre Lionel Messi e o treinador Luís Enrique, foram fortemente divulgados. Nem a categórica vitória culé sobre o Elche (5×0), na última quinta, pelas oitavas de final da Copa del Rey, parece ter amenizado a situação.

Em termos técnicos e táticos, o El País destaca a fragilidade da defesa do Barcelona no quesito jogo aéreo, sendo que o mesmo é uma das virtudes do Atlético. Desde o início de La Liga, os colchoneros contabilizam 90 jogadas de escanteio, das quais 35 foram ao seu favor. Destas, 9 culminaram em gol, segundo estatística levantada pelo periódico espanhol.

Além disso, o time rojiblanco obteve sete gols em jogadas aéreas proporcionadas por cobranças de falta. O Barcelona em contraparte, sofreu 17 arremates em jogadas de escanteio. O time do Atlético contabiliza 56% dos gols feitos, realizados em jogadas e bola aérea e 24% destes realizados em jogadas de bola parada.

O periódico espanhol ainda frisa a estatística particular de Fernando Torres, que já enfrentou o Barcelona no Camp Nou em seis oportunidades. Cinco com o Atlético de Madrid e uma com o Chelsea, esta com os blues na temporada 2011/2012. “El niño” já marcou cinco gols contra os culés, quatro com os colchoneros e um com a camisa do Chelsea, nas semifinais da Champions League 2011/2012.

O gol colchonero que confirmou seu título espanhol 2013/2014 foi feito de cabeça pelo zagueiro Diego Godín, há sete meses atrás, exatamente num clássico contra o Barcelona.

Barça x Atlético se enfrentam às 18 hr (horário de Brasília). No Brasil, La Liga espanhola está sendo exibida pela ESPN e pelo Sports +.

Foto de Diego Simeone, técnico do Atlético: Victor Lerena – EFE

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top