Champions League: crepúsculo dos ídolos – ato II (Gerrard’s twilight in red).

O Liverpool recebeu o suíço Basel, na partida da última rodada da fase de grupos da Champions League 2014/2015, na última terça. Em segundo lugar do grupo B, o Basel defendia a sua classificação em confronto direto com os reds de Anfield Road (Liverpool/Inglaterra), terceiros colocados. O empate em 1×1 selou a eliminação dos britânicos pentacampeões da CL.

A praticamente cinco temporadas fora do torneio, o Liverpool se re-estruturou e voltou à CL nesta temporada 2014/2015, num momento em que se completam 10 anos do seu último título obtido nesta competição. A tragédia rossonera de Istambul (Turquia) aconteceu no desfecho da temporada 2004/2005, na qual o Liverpool empatou em 3×3 um jogo perdido para o Milan por 3×0, ainda no primeiro tempo.

Os reds venceram nos penaltis com um elenco nitidamente inferior ao dos italianos, ali comandados por Carlo Ancelotti e contando com uma escalação que trazia Paolo Maldini, Andriy Shevchenko, Clarence Seedorf, Kaká e Andrea Pirlo. O Liverpool tinha como capitão o jovem meia Steven Gerrard, único inglês num elenco “multinacional”, comandado pelo técnico espanhol Rafa Benitez.

O início desta temporada não parecia favorável para Gerrard (hoje com 34 anos), grande ídolo red nos últimos dez anos, sendo que o meia revelado pelo próprio Liverpool, nunca conseguiu conduzir seu time ao título inglês. Cogitava-se sua aposentadoria ou possível transferência para uma liga menos expressiva.

O panorama contra o Basel não era dos melhores, mesmo os suíços tendo uma camisa “menos pesada” e pouquíssimo tradicional. Os suíços saíram na frente aos 24 minutos, com um gol marcado por Frei, tornando o restante da partida em algo tremendamente dramático para o Liverpool. A atmosfera exata para os “kops” torcedores reds cantarem a tradicional canção “You’ll Never Walk Alone”.

Aos 60 minutos, o meia Markovic que havia entrado no lugar do centroavante Rick Lambert, acaba expulso deixando os reds com um a menos e intensificando ainda mais a dramaticidade. Gerrard, escalado na formação oficial como meia-ofensivo, empatou aos 80 min, executando uma magistral cobrança de falta. O lance pode ter sido seu último ato com a camisa red na Champions League.

Mais além.

– Neste grupo B, o Basel avança às oitavas de final na segunda colocação, atrás do Real Madrid que goleou por 4×0 o eliminado Ludogorets da Bulgária, no Santiago Bernabéu (Madrid). Os blancos chegaram a marca de 19 vitórias consecutivas na CL, ultrapassando a marca de 18 vitórias seguidas atingidas pelo Barcelona, na temporada 2005/2006.

– No grupo C o Monaco avançou em primeiro (11 pontos) após bater o Zenit por 2×0. O 0x0 entre Benfica x Bayer Levekusen selou a classificação do segundo, com 10 pontos.

– No grupo D, o Borussia Dortmund garantiu a primeira colocação empatando em 1×1 com o Anderlecht. Mesmo goleando o Galatasaray por 4×1 na Turquia, o Arsenal avança com o segundo posto do grupo.

Foto de Gerrard: Andrew Powell

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top