Manchester United: o interesse em Daniel Alves.

A inconstância defensiva do United foi o grande problema de Van Gaal nas primeiras rodadas da Premier League e o seu sistema defensivo só será definitivo, possivelmente, ao fim da atual temporada. Em termos técnicos miolo de zaga (Vidic/Ferdinand) foi desfeito, onde Ferdinand era o atleta com mais tempo de clube.

Tanto ele quanto Evra, por sua vez ex-capitão da seleção francesa, eram grandes lideranças psicológico/morais nos vestiários. Noutras palavras o United está tendo que reconstruir tanto o sistema defensivo quanto suas lideranças entre os atletas. Os erros cometidos por Rojo ou Daley Blind nas primeiras rodadas, são os menores dos problemas.

Desde a pré-temporada comentou-se as tentativas de Van Gaal em alinhar seu United da forma como a sua Holanda se portou no último Mundial, variando o 3-5-2 e o 5-3-2. Sistemas defensivos no entanto, só ganham consistência com trabalho de longo prazo, ou seja com tempo e entrosamento. Inicialmente Van Gaal dispôs Ashley Young e Valencia pelos lados externos esquerdo e direito respectivamente.

Com o decorrer das primeiras rodadas da Premier League, até Rafael Silva voltou a ser aproveitado na lateral direita. O 4-4-2 é o esquema tradicional na Inglaterra e a mudança brusca teve suas consequências. A necessidade de um externo direito de maior “tarimba” parece justificar o interesse do United no brasileiro Daniel Alves.

Neste último fim de semana, a imprensa repercutiu notícia de um provável acerto entre o brasileiro e o clube red devil, para a próxima temporada. Já havia indícios de que Alves sairía do Barcelona no começo da atual temporada.

Fora da Champions League atualmente, mais do que nunca o objetivo do United na atual Premier League onde o líder Chelsea “nada de braçada”, é obter o indice mínimo para estar na próxima CL. Isso não pode ser tomado enquanto falta de ambição por parte de Van Gaal e só ressalta a inpatidão de David Moyes, o “primeiro sucessor” de Sir Alex Ferguson.

Moyes já deveria ter começado a substituição dos defensores envelhecidos (Vidic/Ferdinand/Evra) na última temporada, a qual sequer terminou no cargo. Mais além mostrou dificuldade em lidar com duas competições simultâneas de alto nível (CL/Premier League), sendo o erro maior talvez, aquele da diretoria do United. O clube pensou pequeno logo que Ferguson se aposentou.

O Manchester United visita o West Bromwich pela oitava rodada da Premier League nesta segunda-feira às 17 hr (horário de Brasília).

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top