Blancos x Dortmund.

Na próxima terça feira, o Real Madrid receberá o Borussia Dortmund no Santiago Bernabeu pela quarta rodada da fase de grupos da Champions League. Por motivos logísticos e técnicos não comentei o primeiro confronto entre ambos ocorrido há mais de uma semana.

Como sabemos, o Dortmund recebeu os galácticos em Signal Iduna Park batendo-os por 2×1. Foi um jogo franco, sem lances de volúpia ofensiva, mas cativante mesmo que tipicamente europeu. A equipe que errasse menos chegaria a vitória. E foi o que aconteceu.

Pouco antes da partida, José Mourinho teve a confirmação de que seus dois laterais esquerdos se lesionaram seriamente durante a data Fifa que acontecia. Sem Marcelo, nem Fabio Coentrão, ‘Mou’, dispôs Essien fechando o lado externo esquerdo.
Essien tem sido frequentemente escalado a frente da defesa nas partidas da CL. O setor teve Khedira e Xabi Alonso, sendo que o primeiro, também retornara da data Fifa em condições físicas duvidosas após servir a seleção alemã. Khedira saiu de campo ainda no primeiro tempo. Com a proteção defensiva em aberto, o Dortmund era perigoso nos contra ataques ou ao roubar a bola. Ou quando Pepe sai jogando errado honrando sua condição de pertencente a dinastia ‘juniorbaianistica’ de cangaceiros futebolísticos.

Aos 36 min, o polonês Lewandowski recebe bola retomada por Kehl e acerta um belo chute sem chances para Casillas. Era o primeiro gol do Dortmund. Pouco depois os blancos chegam a igualdade. Engessado do campo central, dois minutos depois, Özil auxiliando a defesa arruma um lançamento primoroso para Cristiano Ronaldo que avançava pelo lado esquerdo, invadindo a área alemã. CR7 desvia a bola com categoria encobrindo o goleiro. Os blancos empatavam.

O Real Madrid fazia o que podia com as peças que tinha em campo e o empate parecia razoável. Aos 19 do segundo tempo, Schmelzer consegue o desempate. Com 2×1 no placar o Borussia Dortmund ascendia a liderança do grupo D.

Na outra partida do grupo a tradição do Ajax aplicava 3×1 no milionário Manchester City que já se vê praticamente fora do mata mata. Era preciso fazer este registro, porque neste blog eu antevi o Dortmund superando os citzens tão logo a CL começou!

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top