Posição final: 3º lugar.
Em agosto estará na… Liga dos Campeões.
Técnico: Walter Mazzarri.
Destaque: Edinson Cavani (26 gols e 6 assistências).
Calcanhar de Aquiles: nos confrontos com os concorrentes diretos (Milan, Inter, Udinese), não venceu.
Na temporada… o Napoli foi além das expectativas, mesmo tendo investido bastante. Manteve a base dos últimos anos e contratou um Cavani que fez a diferença entre ganhar ou não a vaga para a Liga dos Campeões. Contudo, o time ainda teve uma fraqueza de caráter que o fez tremer diante dos grandes desafios. Mazzarri não teve capacidade de criar um time que crescesse nos momentos difíceis (como Allegri fez no Milan, por exemplo). Hamsik, que teve uma temporada espantosa um ano antes, também esteve em chiaroscuro. A gerência vulcânica do time feita por Aurelio de Laurentiis, o digno sucessor de Cecchi Gori na Série A (milionário, filho de milionários, playboy e produtor cinematográfico), também atrapalhou. Não há estabilidade emocional no elenco e nomes como Lavezzi fizeram menos do que causaram problemas. Napoli é uma praça como o Rio de Janeiro: sedutora e explosiva. É difícil de gerir. Nesta ótica, a vaga na LC é um grande feito.
3 Comments
Comments are closed.
Napoli é uma cidade emocional. Um gol contra a Cremonese endeusa o cara. Uma derrota contra qualquer um é passível de morte. Florença e Roma também o são, mas menos, e MIlão, menos ainda. (Turim é a mais gélida). A relação do Napoli com a torcida é parecida com a do Flamengo. Qualquer idiota vira craque; qualquer erro faz o cara virar uma besta (mesmo que seja craque). É muito mais dificil trabalhar assim. abs
Cassiano, tudo bem?
Achei ótima a temporada do Napoli, ir para a UCL diretamente sem passar por playoffs é uma benção. O problema é a falta de tradição para encarar um torneio tão dificil e concorrido como a UCL, é preciso que o elenco napolitano tenha pegada e calma para jogar sem se precipitar, e que a diretoria traga essa tranquilidade, o que parece ser meio dificil de acontecer.
Uma dúvida: por que o ambiente da cidade de Napoli é explosivo? os jogadores que vão para lá perdem a concentração com maior facilidade do que em outros grandes centros italianos? Qual a diferença para um jogador entre morar em Napoli em relação a Milão, Roma ou Florença, por exemplo? Enfim, interessante notar neste aspecto as diferenças regionais que se fazem presentes na Itália…
No mais, parabéns pelas colunas e pelo resumo do Calcio.
Temporada ótima. A vaga direta para a fase de grupos para a LC foi excelente, porque a idéia da equipe era brigar pelo 4o lugar… O mérito dessa equipe foi mostrar um espirito de luta espetácular, uma equipe que somou muitos pontos com gols nos últimos minutos de jogo.
Cavani foi incrivel, mesmo ficando fora na reta final, fez partidas ótimas, como a contra a Lazio, nos 4×3 em San Paolo. No mais, foi uma campanha acima para uma equipe que tem uma trinca de zaga fraca e carece de bons volantes.
Acho que nessa temporada, se o time não se superestimar, tem reais condições de disputar o título. As contratações feitas foram muito boas, Inler e Britos principalmente, e melhorarm muito o elenco da equipe. Vamos ver até que ponto Mazzarri consegue impedir que o ambiente napolitano afete seu elenco.