Aquilani ameaça Felipe Melo na Juve

Depois de quatro anos comendo o pão que o diabo amassou por conta do escândalo de arbitragens no qual um diretor seu era protagonista, a Juventus se prepara com cuidado. Nesta temporada, as contratações vistosas ficaram de lado e o time está sendo montado com inteligência. Primeiro foi Bonucci, zagueiro revelação da Itália; depois os externos Martinez, Motta e Pepe, para defesa e meio-campo. Agora, além de mais um homem para as alas – o sérvio Krasic – a Juve trabalha para repatriar Alberto Aquilani, do Liverpool, que formaria com Marchisio um setor à italiana, com dois jogadores que impostam o jogo cadenciando-o. Se Aquilani desembarcar mesmo em Turim (o que parece certo), Felipe Melo terá vida bem dura para conseguir uma vaga de titular. Diego seria menos ameaçado, porque tudo indica que se ele não for vendido, deve jogar como segundo atacante.

Dois Toques. Ou mais

– Amauri, outro brasileiro do elenco, vai aumentando sua moral no time. Contra o Sturm Graz, pela Europa League, ele deixou mais um gol e é o artilheiro do time na competição, com três gols.

– Ao contrário do esquema do ano passado, com um jogador (Diego) atrás dos atacantes, a nova Juve avança pelas alas, com Krasic e Pepe encarregados de acionar o ataque. Diego se aproveitaria dos espaços criados por Amauri e teria apoio de Marchisio e Aquilani.

– A aposta na Itália é a de que a chegada de Aquilani ameaçaria Marchisio, mas eu não acredito. Marchisio foi um dos que menos se queimou na Copa do Mundo, está em forma fisicamente e pertence à Juve, enquanto Aquilani é uma incógnita física e pertence ao Liverpool (apesar da fórmula de empréstimo com preço fixado). Vender Marchisio agora não combina com o cuidadoso mercado juventino. Os dois podem jogar juntos? Acho que essa é a pergunta que Delneri está se fazendo. Se ele conseguir, creio que habilita a Juventus para disputar o título e ainda entrega um setor semipronto para Cesare Prandelli na seleção. Não nos esqueçamos que o ataque juventino terá um meio-campista – Diego.

PS: Parte desta nota foi publicada no diário Lance! em 21/08.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top