Ronaldinho com raiva

O jogo entre Milan e Fiorentina não foi sensacional, mas teve uma imagem que eu não via há muito tempo. A de um craque jogando com raiva, quase ódio. Ronaldinho sabe que não será convocado, mesmo estando jogando mais do que qualquer um dos protegidos de Dunga. Robinho, Adriano, Nilmar e até Luis Fabiano não têm o futebol do Gaúcho hoje. O atacante do Sevilla, então, vem de contusões seguidas, assim como Kaká. Dunga fará um grande bobagem ao deixá-lo no Brasil.

Se pensássemos num time titular do Brasil hoje, seria algo não muito diferente de: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Marcelo (ou Michel); Gilberto Silva, Ramires e Elano; Kaká; Robinho e Luis Fabiano. Desses, passam por grande fase só os interistas e Michel Bastos. Marcelo e Ramires vão bem, mas já estiveram melhor. Kaká e Luis Fabiano alternam contusões. Robinho joga muito contra o ZCFC. Nos jogos que contam, cai sem parar.

Nessas condições, ignorar um jogador temido, que está jogando com sangue nos olhos, ávido pela última chance de jogar uma Copa como protagonista e sabidamente talentoso é uma atitude sensata? E quem vai decidir o jogo quando for preciso um lance de craque? vale a pena confiar no estado físico de Kaká e Luis Fabiano?

A posição de Dunga não me é totalmente antipática. Acho que se vence torneios importantes com um grupo, não com um jogador. Para prescindir disso, é preciso que esse jogador seja mítico. O Ronaldinho atual não é mítico, mas esse grupo está num estado de forma perigoso. Uma Copa do Mundo se vence com um time completo, é verdade, mas times bons há vários. Craques capazes de desequilibrar não podem ser dispensados, desde que se adaptem ao jogo coletivo. Ronaldinho está fazendo isso no Milan, ainda que num Milan menor, numa liga que atravessa um momento de decadência e num momento no qual as definições já foram feitas. Sem o Gaúcho, Dunga terá vida dura caso não seja campeão.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top