Não houve muitas surpresa. Digo “muitas” porque mesmo conhecendo a teimosia do treinador da Seleção, era possível imaginar que ele pudesse abrir mão de alguns paradigmas que dão muito certo em filmes de escoteiros, mas não na vida real.
Começando pela polêmica. Ganso e Neymar não têm, de fato, estofo para ir à Copa na primeira convocação. Lembremos: os dois fizeram um Paulixão sensacional, mas Ganso fez um bom final de Brasileiro, enquanto Neymar flopou forte depois de um Paulixão bom como o recém-terminado. Neymar agora precisa enfrentar seu maior desafioa: amadurecer. Ganso, precisa só manter a maturidade.
Ronaldinho Gaúcho: por mais que eu achasse que ele deveria estar na lista de convocados, não dá para dizer que ele foi injustiçado. Tivesse tido uma vida de atleta e não de star, seria camisa 10 com certeza. Agora, quem diz que ele fez uma temporada mediana no Milan, ou algo assim, é porque não acompanha o assunto ou porque – pura e simplesmente – come alfafa. A vaga na LC é timbrada Ronaldinho e sozinho. 10 gols e 15 assistências formam uma cifra que não tem iguais na Seleção. Quanto a Adriano, nada nem a comentar. Um ex-jogador. Hoje, ele não é nada além disso. E repito: creio que os problemas de Adriano vão muito além das baladas.
Agora, o que realmente me surpreendeu foram algumas das convocações – não das ausências. Felipe Melo, hoje, não tem condição de jogar no Goiás ou em outro time médio brasileiro. Foi, certamente, o pior jogador da Juventus na temporada. Kleberson poderia ser titular no Goiás, mas não no campeão brasileiro. É um volante que marca como meia e um meia que marca como volante. Com ainda nomes como Josué e Gilberto Silva – que não está nem entre os 30 melhores jogadores do campeonato grego – Dunga pode rezar BEM REZADO para Kaká chegar no seu ápice. Ele é o único cara capaz de fazer chover no setor. Se Dunga fracassar, precisará se exilar em Togo. Sua aposta é no “grupo”, mas ele baniu desse grupo os melhores jogadores tecnicamente e o único craque que ficou do meio-campo em diante, vem de contusão.
Felipe Melo não desarma? Simples, alguém deve ter dito ao cara que o negócio dele é armar. E ele acreditou e fica querendo dar rolinho, passe de trivela etc. Aí, convenhamos…
Discordo, Rafael. Ele tem um meia (Kaká) e um volante que pode se adaptar bem (Ramires). Todos os outros são ótimos reforços para o campeonato brasileiro. Nada além disso. Alguns, como o Kleberson, nem isso. abs
Não, Ele é o 17o. melhor desarmador do campeonato, atrás de Gargano (Napoli), Conti (Cagliari), Pinzi (Udinese), Morrone (Parma), J. Zanetti (Inter), Carboni (Catania), Luciano (Chievo), mesto (Genoa), Inler (Udinese), Raimondi (Livorno), Ambrosini (Milan), Masiello (Bari), Mudingayi (Bologna), Agostini (Cagliari), Grava (Napoli), Cassani (Palermo), Alvarez (Catania). Não parece uma cifra lá muito espetacular se vc levar em conta que ele deveria ser o principal interditor da Juventus. abs
a seleção hoje em dia não é um selecionado, ela se assemelha com uma empresa, onde o patrão tem preferencia pelos seus mais leais e “competentes” empregados…
Cassiano, não vai ter os 23 do 90 minutos pra nossa seleção??
Nos deixe te cornetar um pouquinho…hehehe
E sinceramente, Kléberson é inexplicável até para mim, que sou flamenguista.
Questiono só dois nomes na lista: Kleberson e Gilberto. De resto o Dunga fez escolhas dentro do que ele trabalhou e deu certo, portanto pode-se discordar, mas é preciso reconhecer que ele deu um rumo ao seu trabalho e chega à Copa com um grupo na mão.
É uma vantagem em relação ao Parreira da Copa passada, que chegou ao Mundial na mão do grupo.
Previsível e coerente. Assim pode ser resumida a lista de convocados do Brasil para a Copa do Mundo. Como era esperado, o técnico Dunga se manteve firme ao grupo que formou a base dos últimos anos e convocou até mesmo os jogadores que não se encontram em seus melhores momentos.
Só mesmo a fidelidade para explicar a presença de Doni, Kléberson e Júlio Baptista. Soube hoje que o primeiro comprou briga com a Roma para atender a um chamado da Seleção. Ganhou pontos e uma vaga. Kléberson, que não agradou tanto com a bola no pé, ficou entre os 23 por ter se contundido num amistoso da Nike. Por sua vez, Júlio Baptista, reserva absoluto da Roma, mantém seu status por ter atuado bem quando foi chamado.
Se coerência é uma das palavras de ordem, a outra é comprometimento. Graças a esta, Adriano está fora até mesmo da lista de possíveis suplentes. Realmente não faria sentido chamar alguém que é a síntese do descompromisso de 2006. Agora, o chamado Imperador terá pelo menos um mês para pensar na vida.
Lamento as ausências de Ganso e Neymar. Havia espaço de manobra dentro da lista. Bastaria excluir Kléberson e Júlio Batista ou Elano. Ronaldinho, na sala de espera, foi uma surpresa.
No mais, cheguei a ter pena de Dunga na coletiva. Os caras bateram forte. Cícero Mello, da ESPN Brasil, chegou a ser desrespeitoso. É preciso entender que nunca haverá unanimidade quando o assunto é Seleção Brasileira. Nos últimos dias, li e ouvi diversas convocações preferidas dos jornalistas. Em boa parte delas, desconfiei se o profissional em questão pelo menos entendia da mecânica do esporte que se propôs a cobrir.
O certo é que o treinador escolheu o caminho mais difícil. Ceder aos apelos populares seria uma forma de amenizar as críticas em caso de fracasso. No entanto, como o próprio ex-volante disse na coletiva, para chegar ao título a Seleção vai ter que sofrer.
Aguardemos os cortes por lesão…para mim Ronaldinho ainda vai!
Se é para levar o Kléberson, leva o Willians, afinal de contas, é o titular da posição no Flamengo….Acho que não estaria dentro da coerência do Dunga, pois ele prefere levar o reserva do Júlio Sérgio, do Totti( e nem do Totti ele é reserva, é reserva do Vucinic), (ocasionalmente) do César Delgado, …mas é um argumento válido do Willians.
Sinceramente, vamos contar com o Kaká mesmo, e que a defesa segure tudo e mais um pouco(mesmo tendo dois meias como laterais esquerdos), ou torceremos para que uma contusão force ele a chamar o Dentuço.
PS:Vi a “entrevista” do Felipe Melo na ESPN, além de se constatar que se trata de um completo destemperado, ele falou que é um dos melhores desarmadores do campeonato italiano, consta?
concordo que o nosso meio campo eh um dos piores de todos os tempos. o problema eh que o dunga nao testou ou nao chamou com frequencia nenhuma outra opcao (hernanes, denilson, anderson e ate o lucas). ai eh que ta o problema, nenhum desses que, na minha opiniao, poderiam estar no time, teve a devida sequencia de jogos pela selecao. por isso ele acaba chamando os mesmos de sempre. chamar esses caras agora nao faria nenhum sentido, pois nunca ou pouco jogaram juntos. cade a renovacao??
É igualmente absurdo alguém ser convocado pelo comportamento, o que nos leva a uma conclusão comum: é um absurdo convocar o Kleberson em qualquer hipótese.
Uma característica bem Zagalliana, diga-se…mas até acho que a geração se salva: Lucas, hernanes, Ganso, neymar, Dani Alves, e vários outros que acabaram fora da lista, chegarão com condições. Fora os novatos tipo Jean (SP), Dudu (Cruzeiro), Walter (se não adrianar) e afins. O treinador que segue só tem de ser “treinador”. Já bastará. O problema é o cidadão inadjetivável que comanda a CBF. Não posso dizer o que gostaria sobre ele. abs
Sem o kaká 100%, o Brasil sai nas quartas, a menos que um Maicon ou um DanielAlves se mitifiquem. abs
Ramon, se o argumento da convocação foi esse, o Dunga tem de ser preso. Prefiro acreditar que é mesmo porque o Kleberson vem se comportando no Flamengo (médio, aliás, porque outro dia mandou o Rogerio Lorenço àquele lugar). O Kleberson que jogou até aqui não tem condição de ir para um time médio do Brasileiro. abs
E ainda tem mais uma coisa que havia esquecido: esse é um grupo velho. Dele, muito pouca gente chega até a próxima Copa. Chutaria três ou, no máximo, quatro jogadores. O treinador que assumir depois da África do Sul está a pé.
Se o Júlio Cesar agarrar tudo, Maicon acertar ao menos uma dúzia de bons cruzamentos para o Luis Fabiano a cada jogo, a dupla de zaga repetir as performances da última Copa, Kaká de repente mostrar o futebol da temporada 06/07 etc. o Brasil pode ser campeão.
A concorrência nem assusta tanto assim, mas a mediocridade desse time salta aos olhos. É muito jogador limitado!
E ainda tem o Grafite! Com toda honestidade: já vi o cara jogar ao menos umas três dúzias de vezes no Morumbi e sempre o considerei uma excelente opção de banco. Para o São Paulo.
Ele deu sorte ao pegar um Misimovic estelar na temporada passada e o Dzeko, que marcou quase 70 gols nas duas últimas temporadas. Com metade da defesa adversária na cola do Dzeko, e a terça parte em cima do outro bósnio da equipe, as coisas ficam menos complicadas para qualquer outro atacante. Basta não babar.
Se em 2005 alguém quisesse apostar comigo que cinco anos depois, e já bem além dos 30!, o Grafite seria convocado para uma Copa eu não apenas não aceitaria como ainda pediria a internação dessa pessoa. E urgente!
Dentro da coerência de grupo e sacrifício por este, acredito que o motivo pelo qual o Kleberson foi convocado se deu em razão da contusão que sofreu jogando pela Seleção. Naquele momento, ele jogava bem pelo Flamengo, mas nada que justificasse a convocação. Porém, se contundiu jogando lá, o que, na cabeça dele, o tirou de uma preparação melhor por causa do tempo parado, justificando, pelo sacrifício, a convocação final.
Oremos.