O annus horribilis de Diego na Juventus não está para acabar – pelo menos se ele continuar em Turim. O novo técnico, Luigi Del Neri, monta seus times invariavelmente no 4-4-2. Para isso precisa de dois externos de meio-campo muito fortes e dois medianos que roubem a boa. A armação do jogo é feita pelos externos com o suporte dos medianos, mais recuados. Sempre que se deparou com trequartistas como Diego (o meia que atua atrás da dupla de ataque), Del Neri teve problemas. Ele defende que a posição enfraquece o setor defensivo, já que o outro mediano precisa se dedicar só à cobertura. Por isso, Diego terá um dilema: ou se reinventa numa posição mais recuada ou vai para o banco ou pede para sair.
Dois Toques
-Quando treinou a Atalanta, Del Neri se deparou com o mesmo problema. Cristiano Doni, ídolo histórico, joga como Diego, atrás dos atacantes. Lá, o técnico ajeitou o time num 4-4-1-1, mas na Juve, jogar só com um atacante não é aceitável.
– A chegada de Del Neri causará outras alterações no elenco. O time tem só dois externos de origem, Camoranesi e Salihamdzic. Ambos devem sair para dar espaço a gente nova – Kolarov (Lazio) e Ziegler (Samp), são opções. O lateral De Ceglie pode ser adiantado para o meio-campo. Amauri, ameaçado até outro dia, deve ter nova chance com Del Neri.
“Troppi” stranieri, Boni. Tem mesmo. abs
Não acredito não. Ele não tem velocidade para isso. Ele é um Kaká de segunda linha. Ótimo jogador, mas só isso. abs
O Zidane nunca jogou pela esquerda na Juve. O Ancelotti escalava o time no 3-4-1-2 porque dizia que era preciso reequilibrar o meio-campo por conta do Zidane. O nedved era externo de meio-campo na Lazio no 4-4-2. Quando foi para a Juve, jogou como externo nos primeiros meses e o Lippi o inventou como trequartista porque o 4-4-2 nãon estav funcionando – Davids e ele se batiam com del Piero recuando. abs
O Capello tinha uma mágoa com a Juventus por ter sido “Mandado embora” do clube quando jogador e dizia que jamais trabalharia na Juventus novamente. O Moggi o convenceu a ser técnico depois de anos de conversa. Mas quando houve o escândalo do ‘calciocaos’, ele se sentiu traído por supostamente não saber do que ocorria. Por isso, assim que a Juve foi rebaixada ele pediu demissão e saiu sem pagar rescisão – pela “confiança traída”. abs
Cassiano ,
Gostaria de saber por que o Capello nunca mais voltará a Juve? Que mágoas ficaram?
Eu concordo com o Tuiuan. Zidane e Nedved também eram trequartistas, mas chegaram a jogar na Juve na extrema esquerda, sendo que o Zidane continuou assim no Real e o Nedved aposentou nessa posição. Não sei se haverá adaptação nem se o Del Neri pensa nisso, mas há histórico favorável. Abs!
Kolarov seria um reforço ótimo pra Juventus, pra atuar como externo na esquerda, pensaria também com carinho em contratar um dos zagueiros centrais do Bari que realizaram uma temporada muito boa a meu ver… quanto ao Diego, acho que ele vai ter 6 meses pra mostrar que pode se adaptar ao esquema
Mas será que o Diego não se adapta a função de flanco não? Talvez com o pé contrário explorando as diagonais, como o Gerrard com o Capello para citar um exemplo recente, ele pode não ter a mesma imposição física do Gerrard ou a explosão de um wingner característico, mas talento ele tem, com treinamento quem sabe ele não se adapta?
Delneri não é um treinador do nível da Juventus. Ele até pode ter posto a Samp na champions, mas em alguns jogos como no returno contra a Inter ele foi muito mal, retranqueiro demais. É do tipo de técnico que tem medo de mexer no time, de alterar o modo do time jogar. Pra mim é candidato fortíssimo para cair antes de dezembro.
“troppo stranieri”
Estranhei o Lippi não ter dito nada sobre a Sampdoria, que com um time quase 100% italiano chegou longe. A exceção era o Ziegler. Achei que ele fosse se pronunciar porque ele chooooora uma barbaridade a respeito da falta de opções e que o campeonato tem “troppo stranieri”
Daí, o erro é do dirigente que o contrate. Eu respeito a escolha dele. Na verdade, o próprio Capello, na Juventus, usou o 4-4-2 também. Claro que versatilidade é bom, mas acho que a busca da Juve é por um jogo sólido e por “italianidade”. Isso o Delneri pode dar. abs
O Milan hoje só pensa em jogadores free transfer, e então, dificilmente poderia tirar qualquer um da Juve. Na verdade, nenhum brasileiro da Juve encaixaria no Milan, eu acho. Talvez o Amauri, mas ele não é muito melhor que Borriello ou Huntelaa. Capello jamais voltará à Juve. Palavras dele. abs
Se existe uma característica na qual os técnicos brasileiros são melhores que os europeus, esta é a adaptação aos elencos que lhe são oferecidos. Talvez isso aconteça em decorrência à rotatividade frenética da citada classe, mas o fato é que um treinador daqui dificilmente se prende a um só módulo.
Quer dizer que se tivesse o Zidane nas mãos, o Del Neri o recuaria ou o abriria na esquerda? Seria um desperdício.
Abraço.
Olá carissmo. E teve gente por aí cogitando Fabio Capello no lugar do Del Neri. A ‘evidencia’ seria a possivel troca de Diego por Reyes (Atl. Madrid) uma vez que Reyes foi comandado por Capello no Real Madrid. Haveria chance do Milan adquirir algum brasileiro em baixa na Juve?? Algum clube italiano está interessado em William Gallas em fim de ciclo no Arsenal? Maxi Lopez pode ir para algum grande da Italia?? Está começando o momento mais legal da temporada!! Abs!