Riise, o patinho feio

Totti, Toni, Juan, Menez e vários jogadores da Roma são acima da média – De Rossi incluso – mas um deles é, para mim, totalmente subvalorizado, mas ainda assim, fundamental no equilíbrio do time montado por Claudio Ranieri. É o lateral norueguês John Arne Riise.Vejo na Roma um time equilibrado – mas sem craques. A única exceção que eu faria, seria para Daniele De Rossi, um jogador incomum, que só precisa lapidar uma coisa para virar um ‘world class’ : o equilíbrio emocional. De Rossi é um monstro tecnicamente, mas em jogos fundamentais, falha. Atrapalha o fato de ele ser romanista doente, o que tira sua frieza. Não concorda comigo? Lembre-se dos pênaltis perdidos contra o Manchester United na LC. Riise não é craque – longe disso – mas tem uma eficiência digna de nota.

Ninguém na Roma jogou mais que Riise na temporada: foram 41 jogos. Pela Série A, só não jogou uma vez, lesionado. Em 33 partidas, tomou três amarelos, uma marca ótima para um defensor que se encarrega de equilibrar a defesa. Com Ranieri, jogou todas as partidas. E mesmo assim, jamais se ouve o nome dele nos elogios a um time empolgante, não pela técnica ou futebol, mas pela coesão do grupo.

Certamente se sente falta de Riise em Liverpool. O jogador perdeu a posição para Fabio Aurélio, mas depois que ele foi para a Roma, jamais o brasileiro teve uma sequência sem lesões. E os contratados da posição, como o italiano Dossena, fracassaram miseravelmente, enquanto o norueguês acertava uma posição que não tinha um titular há tempos no Olímpico. Diamoutene, Tonetto, Cassetti (que é destro), Andreolli e Cuffré passaram por ali, mas até Riise, a lateral-esquerda era um deserto.

Riise é um jogador apto a jogar numa defesa a quatro. Com ele na lateral, Ranieri pode se dispor a escalar um atacante como Vucinic ou Menez no trio ofensivo atrás de Toni porque sabe que o setor está seguro. Riise é rápido na recuperação e apoia com eficiência, embora não seja um craque. Com Juan e Mexés na zaga, quem quer que esteja na lateral oposta, Motta ou Cassetti, dá conta do recado. Mesmo sem os louros de jogadores mais vistosos, o norueguês é um dos nomes mais importantes da campanha romanista.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top