Kaká é mais que força; Messi é mais que Rooney

Hoje na Folha, Tostão diz que o estilo de Kaká agrada mais os italianos porque é mais baseado na força e na técnica do que na fantasia. Discordo radicalmente e acho até uma certa crueldade com ele. Kaká tem a mesma técnica e fantasia que têm os melhores do mundo – Messi, in primis, por exemplo – ou pelo menos, está em nível semelhante. Os passes que trocava com Seedorf no Milan ou as assistências que ele dava a Inzaghi deixavam isso claro.

Kaká sofre no Real porque a pubalgia que ele tem impede que ele corra. A dor diminui a lucidez e o rendimento atlético do jogador. Em forma, Kaká jogava e fazia chover na Itália que mesmo em crise, tem uma liga muitíssimo mais dura na marcação do que a liga espanhola. No Real, ele revive os momentos opacos que tinha no Milan quando sofria com a pubalgia. Diminuir seu futebol ou atribuir a ele características físicas não é leal. Messi, com lesão semelhante, sofreria igualmente. Kaká precisa ser operado e resolver o problema.

Concordo com Tostão, no entanto, que só os anglófilos doentios é que vêem em Rooney um jogador melhor que Messi. Rooney, devolvido à grande área que ocupava no Everton, voltou ao seu habitat. É um predador letal, um atacanmte inteligentíssimo e de grande técnica, com faro de gol. Messi é um artista da bola, talento e inteligência um a serviço do outro (alô, Robinho?). É mais jogador que Rooney porque poderia ocupar mais posições que o inglês. O que eu gostaria mesmo é de ver os dois juntos. Isso seria show.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top