A decisão da Fifa de punir o Chelsea em decorrência da transferência de um jogador é histórica. Mais do que pode parecer.
Em 2007, fazendo o que um monte de clubes fazem (vide Manchester United, Real Madrid, etc), o Chelsea registrou o jovem francês Gael Kakuta (então com 16 anos) enquanto este ainda tinha contrato com o Lens, da França. A Fifa decidiu punir o clube inglês, que terá de ficar dois anos sem poder contratar nenhum jogador.
Caso a decisão não seja revogada no CAS, a corte suprema do esporte, o Chelsea sofrerá terríveis consequencias. Um clube do porte do time de Stamford Bridge não tem como ficar sem buscar novos atletas, especialmente quando vários nomes chave do elenco (Terry, Drogba, Lampard) tem 30 anos ou mais e assim, suscetíveis a contusões.
Se a Fifa não abrir as pernas, terá dado a primeira sentença verdadeiramente dura em relação a um participante do mercado que descumpriu a lei – e quase todos os fazem, bastando lembrar da ação de 99% dos empresários. A questão é se não vai se contemporizar.