Corinthians…o melhor do mundo?

Ontem, casualmente, meu dial do rádio do carro passou pela Jovem Pan. A mesa discutia um assunto relevantíssimo: se o Corinthians era o melhor time do Brasil. Flavio Prado afirmava que sim. Ia além: ele tinha dúvidas se o Corinthians não venceria o Barcelona, tal era a sua fase. A ponderação sensata, como sempre veio de Claudio Carsughi, o mestre (mesmo, e não “mais um” mestre). “Num jogo seco, não é impossível. Num campéonato de pontos corridos, ficaria atrás do Barcelona, com muitíssima distância.

Excitado, Flavio Prado foi além: o time do Corinthiand de hoje, segundo ele, é muito melhor do que o Real Madrid que jogou o Campeonato Espanhol. Assim, no mínimo, ficaria em segundo lugar – e com pouca distância. Foi quando desliguei o rádio.

Ainda que respeitando a opinião de Flavio Prado (afinal, é um direito inalienável de qualquer um), acho que esse tipo de observação é um desserviço ao ouvinte. Depois de uma conquista (merecida), é claro que o entusiasmo com o Corinthians aumente, mas comparar o time do Mano com Barcelona, Real Madrid ou qualquer grande europeu é uma piada, desconhecimento de causa ou má fé.

Pode ser piada, porque não há nenhum jogador no Corinthians que tenha nível para jogar no Real Madrid (nem no do Campeonato Espanhol bem em nenhum outro). Cabe lembrar que exatamente o mesmo Ronaldo – de muitíssimo longe o melhor corintiano do elenco – não conseguia jogar num Real Madrid pior do que o da última temporada.

Pode ser desconhecimento, porque não é impóssível que um comentarista se informe melhor sobre um campeonato do que outro. Como sei que Flavio Prado é um profissional ocupado, é possível que ele não acompanhe de perto a Liga. assim, saberia que Sneijder é melhor do que Wellington Saci, que Huntelaar tem mais mercado que Jorge Henrique e que Diarra é consideravelmente melhor do que Cristian.

Má fé, sinceramente, eu prefiro não acreditar. Flavio Prado não é um jornalista que precise fazer uso de artimanhas para conseguir ibope com torcedores. Já é conhecido o suficiente. Há casos que, outros “jornalistas” sabem que estão falando asneira mas preferem assim porque aumentam o seu prestígio. Me lembro agora de um comentarista de um canal de TV a cabo que tem duas bandeiras: defender a CBF e Dunga e falar sempre bem de Flamengo e Corinthians. Assim, ele garante a sua “simpatia” com todo mundo. Ele certamente está politicamente bem no mercado, mas é um negligente de último nível com a sua responsabilidade, que é a de dizer a verdade.

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top