Europa League: semifinais definidas

Na última sexta-feira a UEFA sorteou os confrontos da Europa League 2016/2017. Os jogos de volta das quartas de final da presente edição do torneio, aconteceram na última quinta-feira. Dos quatro embates se classificaram Manchester United (Inglaterra), Lyon (França), Ajax (Holanda) e Celta de Vigo (Espanha).

O Manchester United eliminou o belga Anderlecht em partida dura realizada em Old Trafford (Inglaterra). Detendo a vantagem do empate sem gols, devido ao empate em 1×1, na partida de ida, o United sofreu com o adversário belga revelando jogo coletivo pleno e postura defensiva intransponível.

A partida de volta também acabou empatada em 1×1 no tempo regulamentar, o que condicionou a disputa na prorrogação. O United obteve o gol da vitória com o jovem Marcus Rashford, no minuto 107. As baixas foram os lesionados Marcos Rojo e Zlatan Ibrahimović. A temporada praticamente acabou para ambos.

Em Istambul (Turquia) o Besiktas recebeu o francês Lyon, sob diversas expectativas, lembrando que houve conflitos entre torcedores turcos e lioneses, na partida de ida, realizada em Lyon (França). Na ocasião o Lyon venceu por 2×1, levando vantagem do empate sem gols para o jogo de volta.

Entretanto o brasileiro Anderson Talisca fez a diferença para o Besiktas, anotando os dois gols da vitória turca, também por 2×1. O resultado determinou prorrogação mas a partida só foi decidida nos pênaltis, com o Lyon levando a melhor sobre a forte equipe turca.

Em Gelserkichen (Alemanha) o Schalke 04 precisava reverter ônus de dois gols de diferença, impostos pelo holandês Ajax, na partida de ida. Os alemães fizeram 2×0, o determinou que a partida fosse para a prorrogação.

O Schalke ampliou para 3×0 no minuto 101, mas o Ajax fez dois gols, com o segundo obtido no minuto 120 do tempo extra. O resultado classificou a tradicional equipe de Amsterdã.

Na Bélgica o Racing Genk recebeu o espanhol Celta, em partida que acabou empatada em 1×1. Os belgas foram derrotados por 3×2 no jogo de ida em Balaídos (Espanha) e o empate foi resultado suficiente para a classificação do Celta. Foi o único confronto que não se estendeu para a prorrogação.

Confira os confrontos

Lyon (França) x Ajax (Holanda)
Manchester United (Inglaterra) x Celta de Vigo (Espanha)

Lyon e United farão a partida de volta em seus domínios. Ajax e Lyon fazem a partida de ida no dia 03 de maio, enquanto Celta e United se enfrentam no dia seguinte. Os dois confrontos de volta vão acontecer no dia 11 de maio.

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top