Atlético de Madrid: ‘cholo’ Simeone, o gentil bom perdedor.

Longe dos holofotes da Champions League e sensação do futebol espanhol na temporada passada, o atual campeão de La Liga Atlético de Madrid aguarda o Barcelona, em partida válida pela penúltima rodada do campeonato espanhol. Os culés precisam de uma vitória em Madrid, para se sagrarem campeões com uma rodada de antecipação.

O Atlético por sua vez se vê satisfeito com a manutenção da terceira colocação (77 pontos), posto o qual ocupa na tabela. A grande vitória da temporada foi o aporte financeiro do magnata chinês, Wang Jianlin. O clube tinha certeza de que jamais poderia fazer loucuras financeiras similares aos rivais milionários, Real Madrid e o próprio Barcelona. A máxima do “jogo a jogo”, “partida a partida” proferido pelo próprio técnico Diego Simeone desde sempre, é algo prezado pelos gestores colchoneros também.

O terceiro posto de La Liga garante vaga direta na próxima Champions League. Disputá-la frequentemente é o objetivo rojiblanco. O entorno do confronto entre “Atléti” e Barça se dá, pelo fato dos colchoneros terem conquistado a última edição de La Liga, dentro do Camp Nou. Desta vez o título pode ser catalão dentro do Vicente Calderón.

Em coletiva concedida neste sábado, Simeone afirmou que o Atlético deve vencer o Barcelona (líder, 90 pontos) e que o Real Madrid (vice-líder, quatro pontos atrás do Barça), precisa perder seu compromisso. Assim o terceiro posto segue com o Atlético sem depender de resultados alheios. Porém, apesar de torcer pelo revés dos rivais blancos, Simeone defendeu Carlo Ancelotti, treinador merengue.

Carletto foi duramente criticado após a eliminação do Real Madrid na CL, no meio da semana. A imprensa espanhola ventilou supostos contatos de conselheiros do presidente blanco Florentino Pérez, que teriam procurado José Mourinho e Jürgen Klopp. “Cholo” Simeone afirmou que Carletto é “um grandíssimo treinador e gestor de grupos.”

Disse ainda que se “el Madrid” deixar Carletto partir “perderá uma peça importantíssima sobretudo, devido ao grupo que ele formou”. O periódico espanhol El País frisou a coordialidade que sempre houve entre Ancelotti e Simeone. O treinador rojiblanco mostrou que não compreende as críticas direcionadas ao técnico merengue, responsável pela conquista da décima CL blanca.

Contra os blaugrena.

Uma vitória sobre o Barcelona faz com que os resultados obtidos pelo Valencia (quarto colocado, 73 pontos), em nada afetem a situação do Atlético. Porém, os colchoneros não conseguiram vencer a equipe catalã na atual temporada. Foram três confrontos, uma derrota pelo primeiro turno de La Liga e duas derrotas no mata-mata da Copa Del Rey. Simeone vê o Barça atual enquanto “mais completo” que o da última temporada.

“Este ano eles têm goleiros magníficos, um grande Mascherano, Rakitic, Suárez e o melhor da bola parada, tanto ofensiva quanto defensiva. O time base tem dez anos jogando junto. E com Messi e Neymar extraordinários”, afirmou Simeone. “Cholo” ainda pontuou que a partida dispenderá muito da parte física dos atletas envolvidos

Simeone confirmou que Fernando “el niño” Torres formará dupla de ataque titular com o francês e destaque da temporada, Antoine Griezmann. A opção pelo ídolo revelado pelo próprio clube colchonero, se dá num critério psicológico, devido a aptidão do mesmo em compromissos importantes.

Desde o retorno ao “Atléti”, Torres anotou seis gols, três pela liga e três pela Copa Del Rey. O croata Mario Mandzukić que ficará na reserva é um dos artilheiros da equipe na temporada com 20 gols marcados.

O clássico Atlético de Madrid x Barcelona acontece neste domingo às 14 hr (horário de Brasília). A partida será transmitida no Brasil pela ESPN.

Imagem: El País

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top