Champions League: Ludogorets 1×2 Real Madrid.

O Real Madrid foi à Bulgária enfrentar o Ludogorets e passou por dificuldades. A partida valia pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League. Os bulgaros saíram na frente com gol do brasileiro/anônimo Marcelinho. Os blancos obtiveram dois penaltis, sendo que Cristiano Ronaldo teve um defendido e êxito no outro.

CR7 também teve um gol legitimo anulado. A vitória só saiu quando os titulares absolutos Benzema e Kroos vieram a campo. O francês anotou o tento da virada por 2×1.

Carlo Ancelotti dispôs o time com um homem referência mais fixo (Chicharito), algo que ocasiona em alguns momentos, um marcador a menos quando o time perde a posse de bola. Illarramendi, como temos observado aqui no 90 Minutos, estava fixo na cabeça de área. A formação tinha Casillas, Arbeloa, Ramos, Varane e Marcelo. Illarra, Modrić, Bale e Isco. Ronaldo e Chicharito. Na prática Chicharito e CR7 se revezavam na área, mas com a bola no pé o mexicano nunca foi um gênio e nunca teve caracteristica de meia.

Kroos, Benzema e James foram poupados mas estavam no banco. Com estes três em campo, a movimentação e o volume ofensivo mudam drásticamente. A formação era ofensiva até porque Marcelo, na lat. esquerda avança mais que Fabio Coentrão. Dos pés do brasileiro saiu o cruzamento que originou o gol de Benzema. Porém, Marcelo segue sendo o Marcelo da seleção, faz uma grande partida contra o Ludogorets e um gol contra contra a Croácia na estreia no Mundial.

O fator Illarramendi.

Por outro lado, temos tergiversado aqui acerca da necessidade de um interditor/volante/camisa 5 clássico a frente da defesa blanca. Illarra o fez e Ancelotti alternou Modrić e Toni Kroos, nesta disposição, o alemão entrou no lugar do croata no segundo tempo. Com o croata o intento é manter a posse de bola e controlar o jogo. Com o alemão o intento é sair para o jogo, algo que funcionou.

Ancelotti que já inventou Andrea Pirlo e Gennaro Gattuso pode transformar Illarramendi num sucessor de Xabi Alonso. Mas isso não vai acontecer de uma hora para outra. Não estamos cravando aqui que Illarra será o “novo Pirlo”, mas caso se torne, jogos isolados como este contra o Ludogorets podem ser futuramente, uma memória similar a ter visto Michelangelo riscando os primeiros esboços da Capela Sistina.

Para além das críticas ao árbitro, o periódico espanhol El País criticou a falta de opções para o meio-campo, no banco do Real Madrid. Algo que deve ascender qualquer rumor de compra de volantes em janeiro. Sami Khedira, que nem relacionado foi, só deve voltar plenamente na virada de turno. O volante alemão voltou “antes da hora” na final da última CL e foi vetado na final do Mundial, quando devia ter atuado pela Alemanha.

Comparado ao Barcelona, que teve muito mais dificuldade contra um PSG semi-completo, o Real Madrid ainda não foi “testado” nesta atual edição da CL. O Ludogorets impôs dificuldade sim, mas não muito diferente de uma Real Sociedad que impôs uma virada de 4×2 sobre os blancos na liga espanhola. Os merengues lideram o grupo B disparados com 6 pontos em 6 possíveis.

A camisa pesada do Liverpool (derrotados pelo Basel por 1×0) também não representará um teste suficiente aos galácticos, na próxima rodada.

Foto de Isco cercado pela marcação bulgara: AFP

Alexandre Kazuo
Alexandre Kazuo é blogueiro de futebol há mais de 10 anos. Ex-colaborador do Trivela (2006-2010) e ex-blogueiro do ESPN FC Brasil (Lyon). É mestre em filosofia contemporânea e também procura por cultura pop, punk/rock/metal. Twitter - @Immortal_Kazuo
Top