Bayern x Uefa em pé de guerra

Sem o destaque devido, uma potencial bomba está ameaçando explodir na Europa. O Bayern está oficialmente sob investigação depois que dois relatórios da Uefa acusam o poderoso clube alemão de acerto de resultados. Peter Limacher e Robin Boksic, membros da divisão antifraude da entidade, após uma investigação profunda, teriam opinado que havia indícios de fraude na derrota do Bayern por 4 a 0 para o Zenit S. Petersburgo na semifinal da Copa Uefa de 2008. Por trás da mutreta estaria uma gangue de mafiosos russos e uma intrincada rede ao longo do continente. O Bayern replicou exigindo a demissão de Limacher e Boksic. “Não deixarei mancharem nossa imagem assim”, resmungou o presidente do clube alemão, Karl-Heinz Rummenigge. A Uefa, entretanto, mantém a investigação. É a primeira vez que um gigante da Europa é mencionado numa situação do tipo.
Dois Toques

– Indícios de fraude envolvendo o Bayern já tinham sido enviados à promotoria de Munique por um juiz espanhol que investiga casos de corrupção no esporte, mas os promotores alemães julgaram as provas “inconclusivas” e as arquivaram.

– Cerca de 300 partidas estão sob escrutínio rigoroso da Uefa, suspeitas de arranjo de resultados, sob o comando de Limacher, que trabalha com uma rede de policiais alemães especializados.

PS: esta nota foi publicada no diário Lance! no dia 18/09

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.
Top