United só funciona se vender jogadores

Ao avaliar as contas do Manchester United, uma consultoria financeira inglesa concluiu o que todo torcedor do clube temia: para fechar, as contas do clube têm de passar pelo caminho da venda de jogadores. “O prejuízo que o clube teve até agora [R$170 milhões] mostra que ou o clube vende um Cristiano Ronaldo ou fecha o ano fundo no vermelho”, observou Philip Long, da PKF Accountants. O resultado leva em conta os nove primeiros meses do ano fiscal. Os vilões da história são os títulos emitidos pelo clube para pagar a dívida contraída pelos donos para fazer a compra do United há alguns anos.

PS: esta nota foi publicada no diário Lance! em 01/06

Cassiano Gobbet
Cassiano Gobbet é jornalista, formado pela Universidade de São Paulo e mestre em jornalismo digital pela Bournemouth University.

12 Comments

  1. o Wenger pra mim é o manager do futebol no mundo, ele pra mim ilustra perfeitamente a figura de um manager… e Cassiano, pra mim ele estava no estágio intermediário das ruinas e não tão próximo do final, que coisa hein… e acho que vai ser como você comentou e eu até falei num post anterior, a Bundesliga vai ser a liga mais forte da Europa em curto/médio prazo.

  2. Cassiano, li há pouco a matéria do Guardian. E embora já tivesse recebido a informação de que os Glazers não venderão o clube de maneira nenhuma pela simples razão de que precisam desesperadamente dele para equilibrar – veja bem, está escrito equilibrar e não sanar – as muitas dívidas da família, não tinha noção de que a coisa estava tão assustadora assim.

    Aliás, nem quem me passou essa informação tinha noção disso.

    O torcedor dos Red Devils, que está tendo que aturar aumentos abusivos no preço dos ingressos, venda do principal jogador deste século e a provável negociação de Ronney em um futuro próximo etc. deve estar um pouco mais preocupado com o futuro do clube.

    Será que pressão da torcida resolve alguma coisa?

  3. Há outros em bom estado. Aston Villa está sob controle e o Chelsea só tem dividas com o russo, assim como o City deve para o xeque. United e Liverpool são os verdadeiramente em perigo. Quem diria: justo os dois maiores.

  4. No Arsenal, quem segura as despesas é o Wenger. Para mim, o melhor manager do mundo. Tive sérias restrições a ele mas hj o acho um gênio gerencial. Escreverei sobre isso nesta semana. abs

  5. O modelo inglês já ruiu. Basta ver o endivididamento. Única saída: um “bailout” do governo, algo dificil num país democrático em tempos de crise. Se o Flamengo fosse inglês, estaria em administração, jogando com o Altrincham.

  6. Uma matéria do Guardian hoje mostra que a coisa é bem pior. Os Glazer tem 63 de seus 64 shoppings nos EUA hipotecados. o United e os Bucaneers são as fontes de renda líquida da família. Situação feia. Precisa de pressão da torcida como um todo.

  7. Raphael,
    Tudo indica que a bolha do futebol britânico vai estourar a qualquer momento. Nesse cenário, quem pode rir por último é o Arsenal que, mesmo sem conquistar nada relevante há anos, mantem suas contas equilibradas.
    Abs

  8. Não tem corrupção deslavada mas não está tão diferente dos italianos. O problema de acionista yankee é que eles enxergam o esporte como entretenimento. Logo se dá publico, da lucro, fecha o caixa e não necessariamente precisa ser campeão. Essa não é a dinamica da cultura futebolistica. Pra mim é claro o pq de Arsene Wenger manter-se no Arsenal a tanto tempo sem necessariamente ser campeão todo ano. O time é competitivo e isso basta para os cabeças do Arsenal que (corrija-me se eu estiver errado) são americanos.

  9. o Liverpool também tá na mesma situação, será que o modelo inglês começa a ruir?

  10. É realmente triste verificar a atual situação financeira dos Red Devils. Já faz tempo que, no meu modo de ver, a situação deles passou de delicada para crítica. Tudo por culpa dos Glazers e sua amalucada gestão.

    Ainda não vi o resultado da análise dessa consultoria, mas sempre existe o CT para eles venderem. Resta ver daqui a três anos, quando o serviço da dívida deve chegar a impressionantes 30% do faturamento do clube, o que eles ainda terão para vender.

  11. Bem, o único ‘Cristiano Ronaldo’ que o United tem agora é o Rooney. E o Real já demonstrou interesse…

Comments are closed.

Top