Champions League: oitavas de final (volta – semana I).

Os jogos de volta das oitavas de final da Champions League, começam a ser realizados nesta semana, com as oito partidas divididas em duas semanas consecutivas. Nesta semana os confrontos acontecem na terça e quarta-feiras, dias 8 e 9 de março.

Na terça-feira, o alemão Wolfsburg recebe o belga Gent na Volkswagen Arena (Wolfsburg/Alemanha), ao passo que o espanhol Real Madrid receberá a italiana Roma, no Santiago Bernabéu (Madrid/Espanha). Na quarta-feira, Zenit e Benfica se enfrentam em San Petesburgo (Rússia), além de Chelsea e Paris Saint-Germain que jogam em Londres (Inglaterra).

Jogos de terça-feira.

Detendo a vantagem de ter anotado três gols fora de casa, o Wolfsburg recebe o Gent em seus domínios alemães, após ter vencido os belgas por 3×2 no jogo de ida. O Wolfsburg não é favorito ao título, mas deve avançar sem muitos problemas e seguir desenvolvendo um mata-mata de CL digno.

No Santiago Bernabéu, o poderoso Real Madrid deterá vantagem de dois gols sobre a Roma, sendo que os blancos venceram por 2×0 a partida de ida. Apesar de alguma turbulência mental devido as poucas chances de obter o título da liga espanhola, os blancos seguem favoritos, ao menos para chegar às quartas de final.

Os merengues colocam a conquista da CL enquanto prioridade única desta temporada. Algo perigoso para o treinador Zinedine Zidane, que parece estar subestimando adversários mais fortes, que podem surgir conforme o sorteio determinar.

Jogos de quarta-feira.

Na quarta-feira o bi-campeão Benfica tentará manter a vantagem de um gol obtida na vitória pelo placar mínimo, imposta sobre o Zenit em Lisboa (Portugal). Por outro lado, os russos estão vivos na luta pela classificação para as quartas de final, tendo plenas condições de reverter a situação em seu favor, jogando em sua casa.

Apesar de representar um embate pouco midiático, o confronto atrairá alguma atenção do público brasileiro, devido a boa fase do atacante Jonas artilheiro da Liga Sagres (26 gols). O ex-jogador do Grêmio porto-alegrense disputa a chuteira de ouro de maior artilheiro da Europa, estando em terceiro lugar no ranking, atrás de Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Gonzalo Higuaín (Napoli).

Possivelmente a única partida que segue em aberto será personificada pelo embate entre Chelsea e PSG, que jogarão no Stamford Bridge (Londres/Inglaterra). A vitória do PSG por apenas 2×1 em Paris, condiciona uma classificação dos blues ingleses, caso estes obtenham uma vitória por apenas 1×0.

No compromisso do fim de semana pela Ligue 1 francesa, o líder PSG empatou sem gols contra o Montpellier, em partida onde o treinador Laurent Blanc poupou boa parte dos titulares. Por outro lado, o argentino Angel Di María re-apareceu, por sua vez poupado nos jogos subsequentes à partida de ida contra o Chelsea.

Pelo lado blue, o Chelsea deve ter força máxima à exceção do capitão e zagueiro John Terry, ainda lesionado. Leve-se em conta que o brasileiro Alexandre Pato, já está vem sendo relacionado pelo técnico Guus Hiddink. Sem pretensões de título na Premier League, os blues tem como prioridade conquistar os torneios de mata-mata, FA Cup inglesa e a CL.

À exceção de Zenit x Benfica, todos os confrontos estão marcados para as 16:45 hr (horário de Brasília). Zenit x Benfica jogam na quarta-feira às 14 hr, em virtude do fuso horário russo.

No Brasil, Chelsea x PSG deve ser televisionado na quarta-feira, pela Esporte Interativo (via TNT) e Band.