Champions League 2015/2016: playoffs – ida – encerrados.

A edição 2015/2016 da UEFA Champions League já está em curso, mas em sua fase de playoffs a qual visa definir os dez últimos clubes que vão integrar a fase de grupos. Os times se dividem nas categorias “rota da liga” e “rota dos campeões”.

A “rota da liga” abriga equipes que obtiveram terceiro/quarto lugares das ligas europeias mais preponderantes. A “rota dos campeões” trás times campeões das ligas nacionais europeias menos expressivas.

Na última terça-feira 18/08, a “rota da liga” teve os confrontos Manchester United (Inglaterra) 3×1 Club Brugge (Bélgica), Sporting Lisboa (Portugal) 2×1 CSKA Moskow (Russia) e Lazio (Itália) 1×0 Bayer Leverkusen (Alemanha). Tricampeão da CL, o Man. United se prepara para retornar ao torneio após uma temporada fora.

Os red devils obtiveram uma boa vantagem que a principio, poderá ser mantida no confronto de volta que acontecerá na Bélgica. O destaque foi o meia holandês Memphis Depay, que fez dois belíssimos gols e deu a assistência para o terceiro gol, anotado por Fellaini. O Brugge lamenta a falta de sorte no emparelhamento e terá a ingrata missão de tentar vencer o United por 3×0.

Já Sporting 2×1 CSKA mostrou um confronto intenso em Lisboa (Portugal). Os russos poderiam ter empatado caso o goleiro lusitano não tivesse defendido um pênalti, cobrado pelo marfinense Doumbia, atacante do CSKA. O Sporting por sua vez mostrou uma dupla de ataque interessante, formada por Bryan Ruiz destaque da Costa Rica na última copa do mundo. A contraparte de Ruiz é Teo Gutierrez, colombiano contratado junto ao River Plate campeão da Libertadores 2015.

A “rota dos campeões” emparelhou o estreante Astana (Cazaquistão) 1×0 APOEL (Chipre), além do tradicional Partizán Belgrado (Sérvia) derrotado fora de casa pelo bielorusso BATE Borisov, por 1×0. A vitória do Astana é minimamente surpreendente, uma vez que o cipriota APOEL tem se tornado frequente nos últimos playoffs da CL.

Jogos da quarta-feira.

No dia seguinte, o confronto de maior expressão foi entre Valencia (Espanha) 3×1 Monaco (monagesco representando a França), ocorrido no Mestalla (Espanha). Os “ches” obtiveram boa vitória sobre o Monaco, por sua vez eliminado nas quartas de final da última edição da CL.

No entanto o Valencia, caso segure sua boa vantagem no jogo de volta, lutará por um bom índice de terceiro colocado da fase de grupos, habilitando-o a ingressar no mata-mata da Europa League. Seu elenco não é tão forte. Quanto ao Monaco, caberá uma difícil tentativa de obter uma vitória por 3×0 no Stade Louis II, no Principado.

Dentre os confrontos de “rota dos campeões”, os mais tradicionais foram Celtic (Escócia) 3×2 Malmö (Suécia) e Rapid Viena (Austria) 0x1 Shakhtar Donestk (Ucrânia). Completaram a data as partidas entre o estreante albanês Skënderbeu 1×2 Dinamo Zagreb (Croácia), além de Basel (Suíça) 2×2 Maccabi Tel-Aviv (Israel).

As partidas de volta dos playoffs da Champions League 2015/2016, já acontecem na próxima semana.